Outdoor

Curso de sobrevivência: entenda como funciona e quando fazer

janeiro 16, 2019
Tempo de leitura 6 min

Para quem gosta de esportes e turismo de aventura, participar de um curso de sobrevivência é fundamental para desenvolver habilidades técnicas específicas de preservação da vida e da integridade física em situações de riscos ou áreas remotas.

Muitas pessoas se aventuram sem ter a real noção da iminência de perigo, e, quando escolhem um destino para explorar, costumam ignorar os alertas sobre a necessidade de uso dos equipamentos específicos de segurança e conhecimento técnico.

Este post traz informações detalhadas sobre o curso de sobrevivência e a importância de concluí-lo antes de partir para uma aventura outdoor. Independentemente do tipo de atividade que você for praticar, tenha em mente que a segurança ocupa o primeiro lugar.

O que é e como funciona o curso de sobrevivência?

O objetivo de um curso como esse é ensinar aos participantes como proceder em casos extremos, quando não há acesso a recursos ou meios rápidos de locomoção de pessoas em estado crítico provocado por acidentes na natureza ou como exercer o papel de liderança para a tomada rápida de decisões.

Imagine um cenário inabitado, onde possivelmente a telefonia móvel seja um caos, somente com mato à volta, e você tenha que lidar com uma ou mais situações correspondentes a essas:

  • mal-estar súbito em altitude;
  • picada de animais peçonhentos;
  • ingestão de alimentos da natureza;
  • obtenção do fogo;
  • construção de abrigos;
  • guia em mata fechada;
  • sentido de direção;
  • sinalização;
  • uso de facas.

Em um curso, você conhecerá em detalhes as principais técnicas para resolver essas questões, inclusive contenção e primeiros socorros, com demonstrações práticas em ambiente similar ao da realidade.

Outro aspecto trabalhado em um curso de sobrevivência é o estado emocional — em que o autocontrole ajuda a manter o equilíbrio do grupo em situações como perda na selva ou falta de água e alimento, por exemplo.

Ao decidir partir para uma aventura na natureza, esteja preparado para a imersão em um universo absolutamente surpreendente. A natureza é generosa com aqueles que a desbravam com respeito, mas sabe ser hostil com quem faz o uso inadequado dos seus recursos.

Fazer fogueiras em local proibido, por exemplo, pode incorrer em incêndios de extensões e prejuízos incalculáveis para a região, além de afugentar os animais nativos, que, acuados, podem atacar os aventureiros mais desavisados.

Por que esse tipo de curso é tão importante e quais são os benefícios?

O comportamento humano é, por vezes, surpreendente e incontrolável, por isso, além dos aspectos técnicos e de segurança, o curso de sobrevivência conduz o indivíduo a uma jornada de autoconhecimento, generosidade, empatia e sentimento de coletividade.

É uma experiência incrível de superação dos limites, cabendo uma reflexão sobre a origem e o sentido da existência humana, principalmente quando se descobre a vulnerabilidade do outro e de si próprio e que pequenas ações podem garantir a volta para casa em segurança e mais uma história contada no livro da vida.

Qual é o melhor momento para a realização do curso?

Se você gosta de aventura e pretende desbravar um ambiente natural com potencial de risco, existe uma palavra de ordem — responsabilidade — que deve acompanhar o seu planejamento do início ao fim.

Queremos dizer que ir para um ambiente desconhecido e com recursos limitados sem conhecimento do mínimo para sobreviver às intempéries e variáveis pode tornar a aventura cheia de expectativas para compor os álbuns felizes de fotografia em um verdadeiro pesadelo a céu aberto.

Em resumo, o melhor momento para realizar o curso é aquele de preparo preventivo, antes de partir para a aventura, com sentimento de amor pela vida como um todo — a sua, a dos outros participantes, a dos animais habitantes — e pela preservação da natureza.

Quais são os equipamentos essenciais?

As atividades de aventura na natureza exigem um bom condicionamento físico, noções de navegação em regiões remotas e conhecimento de sobrevivência, mas isso pouco adiantará se você não puder contar com equipamentos essenciais que são utilizados nas práticas mais diversas.

Facão

Não ouse abrir mata fechada no peito ou com facas de pequeno porte, pois você sairá bastante machucado e há também o risco de ataques de animais rastejantes, pela falta de condições de visualizar onde pisar. O facão tem uma extensão maior e cabo mais seguro para manuseio nesse tipo de empreitada.

Lanterna

As lanternas são obrigatórias para quem vai praticar atividades na natureza. À noite, a iluminação costuma ser precária, e esse será um equipamento bastante requisitado para movimentação próxima às barracas e também em caminhadas noturnas.

Cordas

As cordas servem para qualquer tipo de amarração e devem compor os equipamentos de uma aventura na natureza. Elas podem ser utilizadas em situações emergenciais de vento forte, para impedir que as barracas sejam arrastadas.

Outra situação bastante possível é a necessidade de travessia por rio em que o volume e a força da água possam sobrepor a força física, servindo a corda de equipamento em que os participantes possam se apoiar.

Facas e canivetes

Pense que esses são equipamentos imprescindíveis, que devem estar sempre à mão para auxiliar no preparo de alimentos, abrir caixas e latas, cortar cordas e defesa pessoal. Tanto facas quanto canivetes são multifuncionais e aliados dos aventureiros.

Os equipamentos funcionam como um verdadeiro guia de sobrevivência e podem ser encontrados em lojas especializadas. Invista em equipamentos com boa qualidade e que serão de fato úteis na hora em que você mais precisar.

Já o curso de sobrevivência é ministrado, em geral, por profissionais altamente capacitados, com experiência na selva e resgates críticos, prontos a compartilhar todo e qualquer conhecimento para fazer de você um expert em sobrevivência.

Podem ser militares ou ex-militares ou cidadãos comuns, mas acostumados a momentos de tensão e pura adrenalina para manter pessoas seguras e salvas. Há cursos disponíveis em várias localidades do país, e você, certamente, encontrará um que vá ao encontro das suas expectativas.

Se você gostou deste post com os detalhes sobre o curso de sobrevivência, que tal curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de vários conteúdos interessantes, que vão sempre manter você atualizado sobre as atividades e aventuras outdoor?

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário