Outdoor

Saiba quais são os equipamentos táticos fundamentais nos esportes de aventura!

março 1, 2019
Tempo de leitura 7 min

Você sabe quais são os principais equipamentos táticos utilizados por quem pratica esportes de aventura e sobrevivência? Por se tratar de atividades que envolvem alto risco físico, é fundamental contar com dispositivos de segurança de qualidade.

Isso porque a possibilidade de quedas, fraturas e lesões faz com que os praticantes dessas modalidades esportivas estejam mais suscetíveis a acidentes. Portanto, é essencial prevenir-se, a fim de amenizar possíveis eventualidades que atrapalhem o desempenho.

Neste conteúdo você vai entender a importância e conhecer alguns equipamentos táticos imprescindíveis nos esportes de aventura. Confira!

Entenda a importância dos equipamentos táticos

Os equipamentos táticos têm como objetivo auxiliar os praticantes na realização de inúmeros tipos de esportes. Dessa forma, são fundamentais para deixar a atividade mais segura e agradável.

É extremamente importante escolher um item de confiança que ofereça garantia e que tenha procedência. Nesse caso, não adianta adquirir um produto de baixa qualidade só porque a marca é famosa ou pelo preço baixo. Por outro lado, deve-se averiguar se ele é compatível com a situação em que for utilizado.

Corre-se o risco, por exemplo, de o equipamento deixar a pessoa na mão no meio da aventura. Imagine que você compra uma lanterna de baixa qualidade e/ou que não proporciona a iluminação necessária para a escuridão de uma caverna. As chances de tornar a atividade ainda mais perigosa aumentam.

Além de entender a importância dos itens, o praticante deve também escolher produtos que sejam voltados para a finalidade pretendida — a fim de garantir segurança e um melhor desempenho.

Saiba como escolher o equipamento ideal

Nos esportes de aventura, existem alguns equipamentos essenciais, como lâminas, lanternas, kits de sobrevivência, coturnos, entre outros. Dentre esses itens destacam-se também as cordas e seus diversos tipos de amarrações.

Entretanto, o praticante deve ter conhecimento sobre as especificidades dos produtos. Dessa forma, comprova-se se os itens oferecem estabilidade e se suportam situações de maior impacto. Por exemplo, quando a atividade é realizada em locais de mata fechada, costuma-se optar por facas e facões em vez de canivetes.

Isso porque o canivete, por conta de seus tipos de travas, de sua construção e finalidade, não é um dispositivo adequado para cortar galhos e abrir trilhas. Por outro lado, os machados e os facões são mais resistentes e requisitados para esse tipo de aventura. Não existe regra, pois tudo vai depender da intenção e do objetivo da prática.

Considere também que alguns equipamentos táticos, como capacetes, luvas e botas, protegem o corpo de possíveis acidentes. Assim, o mais importante é optar por equipamentos que proporcionem segurança e que sejam ideais para cada tipo de exercício físico.

Descubra quais são os principais equipamentos táticos e de segurança

Se você está começando no universo das aventuras, saiba que é extremamente importante acompanhar canais de informação e contar com instruções de guias e pessoas experientes na área. O treinamento com os equipamentos é imprescindível, pois é necessário entender em quais situações são mais adequados e como utilizá-los corretamente.

É possível, por exemplo, fazer um curso de sobrevivência ou primeiros socorros para antecipar qualquer tipo de incidente — adquirindo conhecimento, inclusive, para saber como lidar da melhor forma nessas ocasiões. O objetivo deve ser sempre o de impedir que qualquer acidente aconteça durante a prática.

Nos próximos tópicos, confira quais são os principais equipamentos táticos utilizados nos esportes de aventura e entenda em quais circunstâncias são necessários.

1. Lanterna

As lanternas podem ser utilizadas em diversas ocasiões, inclusive no dia a dia. Nos esportes de aventura são ainda mais imprescindíveis, pois oferecem iluminação mesmo nos momentos mais inesperados. Antes de escolher uma lanterna, o praticante deve definir qual é a potência e o alcance de luz necessário para cada tipo de prática.

O mercado oferece inúmeras opções e, atualmente, é possível alocá-la em diversas partes do corpo (até em capacetes), facilitando seu manuseio e proporcionando maior segurança. Ela é muito utilizada no ciclismo, trekking, mergulho, caving, rapel etc.

2. Sistema MOLLE

Para melhorar o transporte de ferramentas, desenvolveu-se o sistema MOLLE. Os equipamentos desse sistema consistem em coletes táticos, coturnos, kits de sobrevivência, mochilas e bolsas com diversas utilidades, como porta-celular, porta-rádio, munições etc.

Para os usuários, adquire-se mais confiança, sendo possível desempenhar atividades com muito mais eficiência e praticidade. Ainda podem ser adequados de acordo com as necessidades e do tipo de atividade realizada.

3. Botas

Usadas principalmente em atividades outdoor, as botas podem evitar diversos contratempos.

Devem ser apropriadas para o tipo de exercício e, o mais importante, para o pé do praticante. Isso porque existe um modelo específico para cada pessoa, além de outras características que devem ser consideradas, como o material e a finalidade do equipamento.

Grande parte dos esportes de aventura necessitam de calçados adequados, pois são feitos com materiais de qualidade que garantem uma boa usabilidade e proteção. As botas são muito buscadas para o trekking e motocross.

4. Protetores

Equipamentos de proteção são úteis para diversas atividades, como mountain bike, rapel e rafting. As cotoveleiras, por exemplo, impedem que os cotovelos se choquem com o chão de forma brusca em uma queda. Elas também são essenciais para cobrir a camada de pele e os ossos em possíveis lesões.

As joelheiras também são cruciais para alguns esportes, pois amenizam impactos e evitam que o órgão entre em contato com estruturas rígidas. Um ótimo exemplo de modalidade é o skate, no qual os equipamentos de proteção das articulações são obrigatórios.

5. Capacete

Indicado para todos os tipos de esportes, radicais ou não. Tem a função de proteger a cabeça do praticante para amenizar o impacto de quedas e outros tipos de pancadas na região. Os capacetes são requisitados para praticar ciclismo, rapel, montanhismo, etc.

Deve ser ajustado adequadamente, a depender do tamanho da cabeça da pessoa, para que fique firme e confortável, e a suspensão possa funcionar em sua totalidade.

6. Óculos de proteção e binóculos

Os óculos de proteção são necessários para inúmeras modalidades, principalmente para as que oferecem maior risco a essa parte do corpo. Certas práticas podem causar danos irreversíveis aos olhos, e elas são mais comuns do que se imagina!

Um exemplo são aquelas que levam à exposição aos raios UVA e UVB, que pode queimar a superfície do olho, assim como o vento pode ressecá-lo. No ciclismo, por exemplo, deve-se optar pelo modelo e a cor de lente ideais para a prática, evitando que ele atrapalhe o desempenho do praticante.

Os binóculos também são importantes em algumas práticas que exigem um campo de visão maior. Mas é importante saber como escolher o melhor binóculo, considerando fatores como tipo de revestimento, distância da lente e zoom. Isso ajuda a evitar o esforço excessivo para enxergar, por exemplo, e garante que a prática seja mais segura.

Os equipamentos táticos e de segurança são essenciais para a realização de práticas esportivas que contam com uma dose extra de adrenalina. Dessa forma, o indivíduo adquire maior segurança para exercitar-se e alcançar níveis ainda mais avançados nas mais diversas modalidades disponíveis.

Lembre-se ainda de que o treinamento é fundamental para estar sempre preparado diante de situações desafiadoras. Além disso, conhecer cada equipamento de proteção e entender quando e como usá-lo é fundamental para evitar acidentes e sair de uma situação de risco.

Gostou de aprender mais sobre equipamentos táticos? Quer adquirir os seus? A Crosster é uma distribuidora multimarcas que conta com ampla atuação no mercado de equipamentos esportivos e de aventura. Confira o nosso site e encontre todos os produtos para a sua próxima aventura!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário