Outdoor

Top 5 esportes de aventura e como escolher o ideal para você!

dezembro 21, 2018
Tempo de leitura 4 min

Praticar atividades físicas deveria ser uma obrigação na vida de qualquer cidadão, tamanho o benefício que agrega à saúde. Os esportes de aventura são alternativas interessantes para quem não gosta de academia ou se sente desanimado a praticar algum exercício.

A prática de uma atividade se fortalece com a recorrência e quando corpo e mente encontram um equilíbrio saudável de execução é quase impossível imaginar uma vida sem essas atividades.

Neste post você vai conhecer 5 modalidades dos esportes de aventura, como elas são praticadas, as vantagens e qual o perfil geral dos praticantes. Quem sabe você não se identifica com algum deles e começa agora mesmo a se exercitar ao ar livre? Continue a leitura!

O que são esportes de aventura?

São aqueles praticados em ambiente natural, com grau de risco intensificado por níveis e com moderações determinadas e impostas pelo ritmo do praticante. Os esportes de aventura têm como característica o estímulo à adrenalina — hormônio causador da sensação de bem-estar, eliminando sentimentos como estresse e ansiedade.

Quais são as vantagens da prática e os principais esportes?

Com a liberação da adrenalina, à medida que a pessoa se sente confortável na prática dos esportes de aventura, o corpo ganha forma, a mente tende a equilibrar a rotina do dia a dia e a saúde vai se adequando ao estilo saudável de vida.

Outra vantagem é o desenvolvimento da capacidade de superação, uma vez que qualquer aventura exige certa dose de coragem e autoconfiança. A forma física encontra um lugar aconchegante e permite um avanço cada vez maior, em níveis de desafio acima do que era prevista antes dos treinos.

O esporte de aventura é democrático e incentiva a formação de novas amizades, melhorando o desempenho em atividades que exigem um bom relacionamento interpessoal, seja no trabalho ou na vida pessoal.

Conheça agora as modalidades mais procuradas e escolha aquela que melhor se encaixa ao que você deseja em sua vida. É importante buscar por um esporte que cause sensação agradável na prática, pois assim você viverá sensações únicas.

1. Mountain bike

Terrenos acidentados, belas paisagens e muito desafio pela frente. O mountain bike cria um cenário de obstáculos a serem vencidos pelo praticante. Habilidades como coordenação motora e equilíbrio corporal são trabalhados durante a atividade, que pode ser praticada por qualquer pessoa com disposição.

2. Escalada

O desafio de chegar ao topo de uma montanha ou paredão é o principal foco de quem se propõe a fazer escaladas. É um esporte que exige concentração, equilíbrio e uma dose de perseverança. A escalada exige o uso de equipamentos de segurança como capacete, cordas, mosquetões e sapatinhas específicas.

Existem níveis para praticantes iniciantes, moderados e avançados. A mudança de nível depende do condicionamento físico, paciência e habilidade da pessoa. Pode ser praticado por crianças, jovens e adultos, sendo uma excelente terapia.

3. Arvorismo

A locomoção nesse esporte acontece entre as copas das árvores mais altas, utilizando cabos, cordas e plataformas para suporte dos pés e das mãos. As descidas, normalmente, se dão por tirolesa. Você vai sentir um ventinho no rosto e a sensação indescritível de liberdade.

É um esporte que pode ser praticado por pessoas que desejam desenvolver melhor equilíbrio e concentração. Em algumas etapas e alturas, até mesmo crianças podem praticar, sempre com o acompanhamento de profissionais especializados.

4. Trekking

O trekking é o esporte de aventura mais requisitado, pois é simples e exige um esforço físico moderado. As caminhadas devem ser leves, sem tempo específico de término para valer a apreciação da natureza e não desgastar demais a musculatura.

5. Canyoning (Canionismo)

Se você gosta de água abundante, esse é um esporte que vai chamar sua atenção. Para acessar um cânion, são utilizados equipamentos de rapel em descida ritmada. Todos os músculos são trabalhados nessa atividade e um bom mergulho na cachoeira será revigorante.

Esperamos que você tenha aprendido um pouco sobre os esportes de aventura e saiba escolher o que melhor se encaixa no seu perfil. Se você curtiu este post, confira também 5 benefícios dos esportes de aventura para aliviar o estresse!

Você também pode gostar

2 Comentários

  • Responder Quais as ferramentas multifuncionais e seus usos? Nós explicamos! - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado janeiro 11, 2019 at 5:50 pm

    […] pratica esportes ao ar livre, como trekking e camping, considera a ferramenta multifuncional um item indispensável. Os […]

  • Responder Curso de sobrevivência: entenda como funciona e quando fazer - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado janeiro 16, 2019 at 4:58 pm

    […] quem gosta de esportes e turismo de aventura, participar de um curso de sobrevivência é fundamental para desenvolver […]

  • Deixe um comentário