Ferramentas

Quais as ferramentas multifuncionais e seus usos? Nós explicamos!

janeiro 9, 2019
Tempo de leitura 5 min

Desde 1983, quando Tim Leatherman fundou a empresa que hoje é referência mundial em ferramentas multifuncionais, esse tipo de equipamento passou a fazer parte do cotidiano de muitas pessoas. Essa popularidade ocorreu por se tratar de um produto de excelente qualidade, relativamente pequeno e leve, capaz de proporcionar a execução de uma série de tarefas com grande eficiência.

O maior diferencial do produto concebido por Leatherman, em comparação com as outras ferramentas multifuncionais que haviam no mercado, era a presença de um alicate — característica que perdura até hoje. Porém, ao longo dos anos, a linha de ferramentas multifuncionais foi se especializando para atender às necessidades próprias de determinados segmentos.

Hoje, a variedade de ferramentas multifuncionais disponíveis é enorme, tornando-se natural o surgimento de dúvidas sobre qual é mais adequado para cada atividade.

Por este motivo, é importante não apenas saber diferenciar os principais segmentos de ferramentas multifuncionais, mas também as funções de cada uma delas. Confira tudo isso neste post!

Segmentos de ferramentas multifuncionais

Outdoor

Quem pratica esportes ao ar livre, como trekking e camping, considera a ferramenta multifuncional um item indispensável. Os modelos destinados aos aventureiros são equipados com conjuntos de ferramentas que possibilitam enfrentar situações corriqueiras quando se está distante da civilização ou até em emergências. É o caso do Alicate Leatherman Signal, que conta com pederneira, apito de sobrevivência e um martelo.

Home & Life

Neste segmento estão as ferramentas multifuncionais mais indicadas para o uso cotidiano, como pequenos consertos e manutenções, ou mesmo para executar algumas tarefas domésticas rotineiras.

Um ótimo representante desde segmento é o Alicate Multifuncional Rev. Além do tradicional alicate e uma série de outras ferramentas, também tem régua e alguns dos principais tipos de chaves. É como ter uma caixa de ferramentas completa em mãos!

Work

As ferramentas multifuncionais do segmento “work” foram concebidas para simplificar o dia a dia dos trabalhadores. Em vez de carregar uma pesada caixa de ferramentas, eles podem se dar ao luxo de contar com tudo o que precisam no bolso da calça.

São equipamentos extremamente úteis para operários que trabalham em grandes indústrias ou em áreas de serviço pesado: eletricistas, trabalhadores da construção civil, instaladores de aparelhos eletrônicos (decodificadores e alarmes), entre outros. O Alicate Multifuncional Super Tool 300, que contém 19 ferramentas diferentes, é um dos modelos mais populares desse segmento.

Serve

Seguramente, essas são as ferramentas multifuncionais mais especializadas à disposição no mercado. Elas atendem às necessidades específicas dos profissionais que realizam resgates, como bombeiros e socorristas. A Leatherman Z-Rex, por exemplo, oferece ferramentas como cortador de cinto de segurança, chave de cilindro de oxigênio e quebrador de vidro.

Também se enquadram nessa categoria as ferramentas multifuncionais utilizadas por policiais e militares em operações táticas. Muitas têm revestimento em cores escuras para não chamar a atenção.

O Alicate Leatherman MUT EOD, cujas siglas significam Military Utility Tool e Explosive Ordnance Disposal, respectivamente, é um dos melhores exemplos deste segmento, muito utilizado por integrantes de esquadrões antibombas. O equipamento tem 15 ferramentas, dentre elas uma apropriada para cortar fusível de temporizador de explosivos e outra para remover cartuchos emperrados do fuzil AR-15.

Tipos de ferramentas multifuncionais mais comuns

Existem dezenas de modelos de ferramentas multifuncionais, cada um equipado com um conjunto de dispositivos específico. Porém, algumas ferramentas são mais comuns do que outras, especialmente no que se refere aos segmentos Outdoor e Home & Life. Assim, é interessante conhecer as principais características dessas ferramentas.

Alicate

Basicamente, o alicate potencializa a força de quem o maneja por meio do princípio da alavanca. Com ele, é possível dobrar e cortar metais e outros materiais resistentes, tarefa que demandaria muito esforço e trabalho se realizada com outro equipamento inadequado. O alicate também possibilita manusear parafusos, pregos e porcas mesmo em espaços restritos.

Cortador de arame

Essa ferramenta utiliza o mesmo princípio do alicate, mas é concebida para tornar a tarefa de cortar fios de arame ainda mais fácil. O seu design e o tipo de aço utilizado na sua fabricação garantem cortes precisos, resistência e durabilidade.

Lâminas

A lista de situações em que precisamos contar com uma boa lâmina é praticamente interminável. Seja em uma expedição, no trabalho, realizando um reparo doméstico ou até numa situação de emergência, o auxílio de um objeto cortante pode ser indispensável.

Quase todas as ferramentas multifuncionais são equipadas com lâminas lisas. Elas promovem cortes mais precisos e são muito úteis para descascar e limpar alimentos, cortar linhas ou até realizar trabalhos manuais. Já as lâminas serrilhadas são propícias para lidar com materiais mais resistentes, como cordas de grosso calibre e objetos fabricados em fibra.

Serra

Para todas as outras situações em que uma lâmina não é suficiente (ainda que serrilhada), existe a serra propriamente dita. Com ela é possível separar pedaços de madeira ou até mesmo de metais menos nobres, como o usado nas latas de alimentos em conserva.

Chaves de fenda

As mesmas chaves de fenda que têm presença garantida em todas as caixas de ferramentas também integram as ferramentas multifuncionais. São essenciais para fazer reparos, manutenções, bem como a montagem e desmontagem de equipamentos.

Abridores

Abridores de latas e garrafas são ferramentas consideradas triviais, mas fazem falta no dia a dia ou até em um acampamento ou expedição. No mercado atual existem diversos modelos de abridores com diferentes materiais, cada um para uma determinada necessidade.

Limas

São superfícies com ranhuras adequadas para desbastar objetos metálicos ou de madeira, bem como para eliminar pontas e rebarbas. As limas podem ter diferentes padrões de ranhuras em cada um dos seus lados. Entre outras utilidades, também podem ser usadas para reduzir a espessura de um objeto que precisa ser cortado.

Agora que você sabe diferenciar as categorias das ferramentas multifuncionais e as suas principais funções, já consegue escolher a mais apropriada para o tipo de atividade realiza em casa ou outdoor.

A Crosster é distribuidora oficial da Leatherman no Brasil, o que assegura a garantia de 25 anos fornecida pelo fabricante, e tem um catálogo extenso de ferramentas multifuncionais. Visite a nossa loja virtual para comparar os diversos modelos!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário