Cutelaria, Ferramentas

Como escolher um afiador para faca? Descubra aqui!

outubro 25, 2018
Tempo de leitura 5 min

É comum que, com o tempo, a tesoura ou a faca tenha problemas para cortar ou que o anzol fique menos pontudo depois de algum tempo de uso. Por isso, o afiador tem a função de devolver o poder de corte às lâminas, facilitando o uso doméstico ou profissional.

Nos últimos anos, surgiram modelos de afiadores modernos com uma angulação definida. Eles permitem que uma pessoa sem experiência consiga utilizá-lo sem dificuldades. Mas é importante considerar algumas informações para aproveitá-lo do jeito certo e evitar danos no produto.

Neste post, você conhecerá melhor o afiador com ângulo pré-definido, além de entender quais são as suas funcionalidades e como utilizá-lo. Continue a leitura e veja como usar um afiador para faca!

O que são afiadores?

O afiador é uma ferramenta de manutenção para as lâminas de um utensílio. O objetivo é recuperar ou melhorar o fio, o que significa devolver ao objeto o poder de corte.

A maioria dos afiadores são compostos por pedras de afiação. Elas são de diferentes granulações e servem para desbastar e polir o objeto cortante. As mais comuns são as pedras naturais (como a Arkansas), as sintéticas (como as de cerâmica) ou as diamantadas. Também é possível utilizar uma tira de couro ou estrope (strop).

Os afiadores com ângulo pré-definido foram criados para facilitar esse trabalho e permitir que ele seja realizado em qualquer lugar. Nesse equipamento, as pedras citadas anteriormente vêm dispostas em um ângulo pré-definido, sem a necessidade de adaptação manual, uma das maiores dificuldades nessa atividade.

Quando utilizar um afiador?

Não existe um tempo definido para afiar os objetos. Com o uso, é possível saber se ele está funcionando ou se necessita de manutenção. Um teste indicado é utilizar uma superfície mais leve e fina, como uma folha de papel. Caso a faca tenha dificuldade para deslizar na folha, então é hora de utilizar o afiador.

Uma dica para manter a qualidade do fio é o armazenamento e o modo correto de uso. Não é recomendado guardar o objeto sem proteção, o que ocasiona choque com os outros utensílios. Além disso, na hora de lavar, deve-se utilizar a parte mais macia da esponja para evitar atrito e danificação da lâmina.

Por que usar o afiador de ângulo pré-definido?

O grande benefício do afiador com ângulo pré-definido é a praticidade. Não é necessário ter experiência ou habilidade especial nessa função para afiar uma faca de cozinha ou um anzol, por exemplo. O equipamento vem pronto para ser utilizado, o que evita acidentes ou estragos na lâmina.

É necessário apenas passar a lâmina nos dois lados do afiador. O lado grosso é utilizado primeiro para desbastá-la. Depois, é a vez do lado mais fino para o polimento e acabamento do fio, que auxilia no deslize do objeto e favorece o corte.

Se você é um profissional da afiação ou trabalha diretamente com esses utensílios, é provável que já tenha um curso para aprender como realizar o trabalho manualmente. A utilização de uma pedra de afiação tradicional ou afiação extremamente cortante não é indicada para quem não tem experiência, já que será mais complicado encontrar o acabamento correto e ainda há riscos de acidentes.

Como escolher o melhor afiador para faca?

É importante ressaltar que cada ferramenta tem um ângulo específico para ser afiada. Portanto, o tipo de fio deve ser respeitado, já que um equipamento incorreto pode acarretar na perda do gume. Por isso, o afiador escolhido deve seguir as especificações do fabricante.

O material do produto impacta na escolha do afiador. Aços mais simples e moles (como o 440c) podem ser afiados com qualquer equipamento de qualidade encontrado no mercado. Já os mais duros (VG-10 ou CPM-S30V) necessitam de um afiador mais resistente, como as pedras diamantadas, que garantem o desbaste desses modelos.

Quais são os tipos e utilizações de afiadores?

É possível usar o afiador com ângulo pré-definido em diversas ferramentas, como facas, tesouras, anzóis e machados. Confira as principais utilizações!

Facas de cozinha

O corte de uma carne, por exemplo, pode ser mais importante do que o ponto. Dessa forma, é necessário que a faca esteja bem afiada para ser usada da maneira correta e não danificá-la. Um fio cortante diminui a força necessária para cortar e facilita o trabalho. Para afiar, basta passar cerca de três vezes em cada granulação do equipamento, repetindo o processo caso o corte não esteja satisfatório.

Tesouras

tesoura é um objeto indicado para cortar materiais com pouca espessura, o que não necessita de muita força. Mas é fundamental que esteja bem afiada, principalmente para cortar superfícies mais difíceis, como o tecido. A afiação é feita com a tesoura aberta, com uma ponta de cada vez nas duas granulações (grossa e fina).

Anzóis

Depois de algumas pescarias, é provável que o seu anzol precise de alguns retoques. A ponta deve ser aguda para facilitar a captura e, por segurança, o ideal é que ela seja afiada com um equipamento destinado a isso. Existem afiadores com sulcos específicos para anzol.

Lâminas serrilhadas

As lâminas serrilhadas e as semisserrilhadas servem para diversas utilidades, como canivetes de resgate, nos quais quase ou toda a extensão da lâmina é serrilhada. A afiação dessas lâminas é importante, já que o potencial de corte é maior do que as convencionais, mas devem ser realizadas em equipamentos próprios para isso.

Machados

Um machado não precisa ser bem afiado, já que é o seu peso que corta e derruba a árvore. Portanto, é preciso cuidado para não deixar o fio muito fino. A angulação do machado é maior para que ele não seja frágil, então é fundamental utilizar um afiador específico.

Neste post você viu que o ângulo pré-definido é ideal para que a utilização do afiador para faca seja a mais prática e eficiente. Existe a possibilidade de utilizar pedras de afiação, que garantem uma lâmina extremamente cortante, mas os afiadores modernos são indicados para quem precisa afiar seus produtos com maior facilidade.

A Crosster tem diversas opções de produtos de cutelaria. Conheça o nosso catálogo completo de afiadores e escolha a ideal para a sua vida!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário