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Entenda a história da marca Böker e suas características

abril 22, 2019
Tempo de leitura 5 min

Fundada em 1869, a marca Böker completa 150 anos de tradição em produtos de cutelaria de nível internacional. Conhecida como uma das principais fabricantes de facas, canivetes e outros itens em aço, a empresa é admirada pela qualidade e detalhamento empregados em cada peça. Mas você conhece a história dela?

Neste artigo, vamos apresentar a trajetória da marca alemã, incluindo sua origem, a conquista de mercados na América do Norte e na América Latina, a destruição de sua sede durante a Segunda Guerra Mundial e a recuperação que a levou a ser uma das líderes de mercado até os dias de hoje.

Siga em frente com a leitura para conhecer mais a respeito da história da marca Böker e surpreenda-se!

Como a marca Böker começou sua trajetória

Nos idos de 1830, os irmãos Böker — Hermann, Heinrich e Robert — já eram razoavelmente conhecidos na Alemanha. A alta demanda por objetos pontiagudos, mais especificamente sabres e espadas, os levou a começar a fabricação desses produtos. Mas a tradição da família vinha desde o século XVI pela produção de ferramentas e itens de cutelaria.

Inventários da época registram nada menos que 2 mil peças produzidas semanalmente nesse período, com o apoio de 64 ferreiros e 47 amoladores, além de outros trabalhadores e aprendizes que compunham a equipe na fase incipiente da marca Böker.

Ao perceber uma grande oportunidade de crescimento global da empresa que, ao longo dos anos, tornou-se líder em vendas de ferramentas e cutelaria na Alemanha, os irmãos decidiram expandir os negócios. O mais velho, Hermann, foi viver em Nova Iorque (Estados Unidos), onde fundou a Böker & Co.

Robert, o irmão caçula, foi morar no Canadá, onde deu o pontapé inicial em sua própria companhia. Em 1865, ele ainda fundaria a Casa Böker, filial de sua empresa no México e líder de mercado no país latino-americano até os dias de hoje. Heinrich, no entanto, optou por ficar na Alemanha, onde fundou a H. Böker & Co. em 1869.

É importante destacar que a linha do tempo e a variedade de irmãos e primos envolvidos com os negócios é tão grande que parte da história é considerada de difícil mapeamento. Isso acontece por conta da complexidade de fabricação de itens de cutelaria e da própria participação de cada um nas empresas da família.

Primeira Guerra Mundial

O que se sabe ao certo é que, durante o período da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), as empresas da marca Böker estavam separadas não apenas pelo Oceano Atlântico — cada uma delas também ficou em lados distintos durante o conflito. Enquanto os Estados Unidos apoiaram os aliados (liderados por Reino Unido, França e Rússia), a Alemanha estava do outro lado da disputa, junto à Áustria e Hungria.

Isso ocasionou uma estagnação das importações de itens alemães por parte dos demais países e vice-versa, o que levou as empresas Böker à falência antes mesmo do final de 1914. Nesse período, as companhias precisaram se reorganizar e, com o apoio de investidores, compraram outras empresas e retomaram os negócios aos poucos.

Segunda Guerra Mundial

O período da Segunda Guerra Mundial se mostrou mais lucrativo para as empresas da marca Böker: enquanto a companhia americana forneceu facas para o Exército e a Marinha dos Estados Unidos, a empresa alemã fez o mesmo em relação às tropas alemãs. Isso, no entanto, teve um fim quando a H. Böker & Co. (localizada em Solingen, na Alemanha) ficou em ruínas após um bombardeio das tropas aliadas.

Logo após o fim da guerra, em 1945, a fábrica foi reconstruída. Com o apoio da própria Böker americana, que passou a fazer novos pedidos para a sua empresa-irmã na Alemanha, os negócios foram retomados de forma plena.

Uma nova era de sucesso no pós-guerra

Acompanhe as mudanças das empresas Böker ao longo da segunda metade do século XX!

Anos 1960 e 1970

Nos anos 1960, a Böker EUA foi vendida para a fabricante de tesouras Wiss & Sons. Esta, por sua vez, foi vendida nos anos 1970 para a multinacional Cooper Industries. Durante oito anos, essa relação se mostrou benéfica também para a Böker alemã, que continuou como fornecedora dos americanos e teve a oportunidade de desenvolver produtos inovadores.

Anos 1980

Após finalizar sua produção de facas em 1983, a Cooper vendeu o negócio para a Böker alemã em 1986. Essa foi a oportunidade de a empresa (fundada em Solinger e destruída durante a Segunda Guerra) ganhar o mercado internacional de uma vez por todas. Assim, estabeleceu-se a Böker USA Inc., na cidade de Denver, nos Estados Unidos.

Paralelamente a essas negociações, a Böker Arbolito S.A., subsidiária da marca, foi fundada em Buenos Aires (Argentina), produzindo facas para uso doméstico, profissional e também para caça, atendendo ainda os mercados do Chile e do México.

Dias atuais

Atualmente, todas as empresas da marca Böker usam o tradicional logo — o desenho de uma árvore, reconhecido em todo o mundo como o símbolo de uma sólida fornecedora de produtos de cutelaria. Líder não apenas em vendas, mas também em inovação, a empresa é a maior fabricante de facas e canivetes esportivos, de uso tático e de itens para colecionadores na Europa.

Produtos e especialidades

A marca Böker é uma das maiores do mundo quando o assunto é cutelaria. Entre os itens de mais destaque fabricados e comercializados pela empresa estão:

A marca ainda desenvolve diversos acessórios de primeira linha, que incluem desde pincéis de barba até lâminas de barbear, suportes para barbeador e pincelbainhas, strops e kits de ferramentas.

Ao completar 150 anos de história, a marca Böker se consolida cada vez mais como uma empresa inovadora e focada em oferecer aos consumidores produtos de alto nível que satisfaçam suas necessidades tanto dentro de casa quanto em expedições em destinos de aventura.

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