Cutelaria

Conheça os principais tipos de canivete e o que não pode faltar no seu!

fevereiro 9, 2019
Tempo de leitura 3 min

Quando falamos em canivetes, costuma vir à mente da maioria das pessoas a ideia mais tradicional e simples: uma lâmina retrátil. Não deixa de ser um conceito correto, mas extremamente limitado, já que existe uma enorme quantidade de tipos de canivetes no mercado, cada qual com características e finalidades bastante diferentes.

Por se tratar de um equipamento essencial, tanto no âmbito doméstico quanto em expedições pelas regiões mais inóspitas do planeta, é muito importante saber distinguir os tipos de canivetes e escolher o mais adequado para cada finalidade. E é exatamente isso o que faremos agora.

Os principais tipos de canivetes

1. Clássico

Consiste em uma ou mais lâminas retráteis de abertura manual. Sua principal finalidade é o corte de objetos menos resistentes, razão pela qual é bastante utilizado para descascar frutas, limpar peixes e desbastar pequenos galhos, entre outras atividades. A Elk Ridge produz uma das linhas de canivetes mais conceituadas neste segmento.

2. Multifuncional

Além de contar com pelo menos um tipo de lâmina, reúne várias funcionalidades em um único objeto. É ideal para cumprir pequenas tarefas do dia a dia, como abrir uma garrafa de vinho, apertar parafusos ou cortar o lacre de embalagens. Também pode servir como um canivete complementar para quem pratica esportes de aventura. Bons exemplos de canivetes multifuncionais são os fabricados pela Leatherman.

3. Defesa pessoal

O fato de serem discretos, relativamente pequenos e fáceis de serem transportados, tornam os canivetes um equipamento muito útil para quem se preocupa com defesa pessoal.

Os modelos próprios para esta finalidade, como o Infidel, da Benchmade, geralmente contam apenas com uma lâmina, cujo desenho é concebido para perfurar e cortar. Como às vezes precisam ser utilizados repentinamente, muitos têm sistema de abertura automática, frontal ou do tipo wave.

4. Resgate

Há diversas situações em que bombeiros e socorristas precisam dispor rapidamente de recursos muito específicos para conseguirem cumprir a missão de salvar vidas.

Por isso, foram desenvolvidos os canivetes de resgate, cujas ferramentas raramente seriam úteis nas mãos da maioria das pessoas, como cortador de cinto de segurança e quebra-vidros, mas são indispensáveis para os profissionais dessa área. A Tac-Force produz uma das linhas de canivetes de resgate mais completas disponíveis no mercado.

5. Tático

Os canivetes táticos são robustos e não devem absolutamente nada para as melhores facas. Apesar de terem somente uma lâmina, ela costuma ser equipada com uma serra para cortar materiais mais resistentes sem muito esforço, como se verifica na série SWMP da Smith & Wesson. Algumas lâminas têm furos afiados que podem ser utilizados para cortar fios e arames.

Por serem usados em operações especiais da polícia e do exército, muitos canivetes táticos também são equipados com quebra-vidros e cortador de cinto de segurança. Quem pratica camping, montanhismo e outros esportes outdoor geralmente carrega um canivete tático: com ele é possível enfrentar boa parte das situações que se apresentam quando estamos longe da civilização.

Agora que você já conhece os principais tipos de canivetes, suas características e finalidades, pode escolher o mais apropriado para você. Visite o site da Crosster, que conta literalmente com centenas de modelos de canivetes produzidos pelos melhores fabricantes do mundo.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário