Cutelaria

Conheça os tipos de tesoura para corte de cabelo mais usados

junho 4, 2019
Tempo de leitura 5 min

Aprender a cortar cabelo pode representar uma grande economia, principalmente em famílias numerosas, além de ser um ofício para o qual sempre haverá demanda. Quem pretende trilhar esse caminho fatalmente precisará adquirir alguns equipamentos essenciais, como pente, escova e tesoura para corte de cabelo.

O que muitas pessoas desconhecem é a existência de vários tipos diferentes de tesouras próprias para essa função, sendo cada uma delas adequada para uma determinada finalidade. Por serem fabricadas em metal e visarem o corte, são consideradas artigos de cutelaria, como facas e canivetes. Porém, exigem técnicas próprias para serem manuseadas corretamente.

Neste artigo, vamos identificar as principais características dos tipos de tesoura para cabelo mais utilizados, no intuito de facilitar a escolha do modelo ideal em cada situação e ajudar o leitor a diferenciá-los.

Tipos de tesoura para corte de cabelo

1. Reta (convencional)

É o instrumento de trabalho básico de todo cabeleireiro, utilizado em, pelo menos, uma das etapas de qualquer corte. Muitos barbeiros que se especializaram em cortes masculinos tradicionais, por exemplo, utilizam somente esse tipo de tesoura durante toda a carreira, mas mesmo os profissionais mais renomados também manuseiam tesouras retas com frequência.

Ao utilizar os dedos para puxar os fios, servindo como referência para o corte, é recomendado fazer uso de uma tesoura reta de lâmina curta, que proporciona maior controle e precisão, além de reduzir o risco de acidentes. O mesmo vale para quando se corta o cabelo ao redor das orelhas e na nuca.

Em contrapartida, as tesouras retas de lâmina longa são adequadas para cortes realizados com o auxílio de pentes, já que abrangem uma área maior e garantem mais uniformidade. Por serem mais pesadas, também são mais eficientes em cabelos úmidos e mais grossos.

2. Laser

Com o mesmo design de uma tesoura convencional, tem lâminas extremamente afiadas, recomendadas para a realização de cortes quase cirúrgicos. Seu nome se deve justamente à precisão do corte que proporciona, como se tivesse sido executado por um feixe de laser.

É mais indicada para cortes retos em cabelos finos e sem muito volume, sendo bastante empregada em cortes masculinos e em franjas de cortes femininos. Não é adequada para desfiar ou produzir qualquer outro efeito estético mais complexo.

3. Dentada

Também é conhecida como tesoura desbastadeira ou desfiadeira. Uma de suas lâminas tem o formato de um pente, com uma quantidade de dentes variável. As tesouras dentadas de corte masculino geralmente têm mais dentes do que as utilizadas no cabelo de mulheres, criando um ótimo acabamento mesmo em cortes bem curtos.

É ideal para cabelos com química, em especial na finalização dos cortes, uma vez que não tira o comprimento, mas o volume. A tesoura dentada é muito utilizada para criar um efeito de camadas. Com ela, é possível fazer uma graduação do volume do cabelo, mantendo-o mais denso próximo da cabeça e diminuindo o seu volume progressivamente até as pontas.

4. Dentada dupla

Como o nome sugere, ambas as lâminas contam com dentes. Também serve para dar acabamento aos cortes, retirando volume e dando mais textura ao cabelo sem alterar o comprimento. Contudo, por ter o dobro de dentes, é duas vezes mais eficiente do que a tesoura dentada clássica.

É ideal para profissionais com uma rotina pesada de trabalho ou que já sofrem com algum tipo de lesão ortopédica nas mãos por esforço repetitivo — infelizmente, um problema de saúde muito comum entre as pessoas que atuam nesse segmento.

5. Navalha

São tesouras com lâminas ainda mais afiadas do que as que equipam a tesoura laser. Ao serem deslizadas sobre os fios com a técnica correta, suas lâminas produzem o efeito repicado em franjas, na nuca e nas pontas do cabelo em geral.

A tesoura navalha pode apresentar diferentes graus de afiação para desfiar mais ou menos o cabelo, conforme desejado. Não é recomendada para cabelos que receberam tratamento químico ou que estão muito ressecados, pois abre os poros capilares e causa maior desgaste às pontas, exigindo manutenção constante.

6. Térmica ou elétrica

É o que existe de mais moderno no mercado das tesouras para corte de cabelo. São equipadas com um sistema que utiliza energia elétrica para aquecer suas lâminas a uma temperatura que pode variar entre 110 e 170 graus Celsius.

O calor elevado sela a ponta do cabelo no momento do corte, garantindo que as propriedades naturais de cada fio sejam preservadas, como ocorre no cabelo de um bebê que nunca teve o cabelo cortado.

Pode ser usada em qualquer tipo de cabelo, que passa a ficar mais saudável, hidratado e fácil de ser modelado. A tesoura térmica é recomendada para quem tem cabelo ressecado e sofre constantemente com pontas danificadas.

Cuidados ao comprar sua tesoura para corte de cabelo

Mesmo quem deseja apenas cortar o cabelo de familiares esporadicamente deve investir na aquisição de uma tesoura própria para essa finalidade. Tentar utilizar outros tipos de tesoura simplesmente porque estão disponíveis é a receita para o desastre.

É essencial que a tesoura seja fabricada em aço inox ou em aço-carbono com revestimento inoxidável. Isso, porque, durante a maioria dos cortes, será necessário umedecer o cabelo, o que pode causar a oxidação de lâminas de qualidade inferior.

Ao adquirir sua tesoura, dê preferência a estabelecimentos que têm boa reputação no mercado, especialmente no caso de compra on-line, e fique atento para a extensão da garantia fornecida contra defeitos de fabricação.

Lojas especializadas em artigos de cutelaria costumam ser uma ótima alternativa, sobretudo as que também comercializam navalhas. Esse tipo de lâmina é capaz de substituir as tesouras em diversas etapas do corte, além de ser essencial para garantir um acabamento preciso nas regiões da nuca e das orelhas.

Agora que você já sabe identificar os diferentes tipos de tesoura para corte de cabelo e em quais situações cada um deles é mais adequado, confira os modelos disponíveis no site da Crosster. Lá, você encontrará não apenas diversos itens importados para corte de cabelo, mas também de cutelaria em geral, produzidos pelos fabricantes mais conceituados do planeta!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário