Cutelaria

Descubra quais são os tipos de facas de cozinha e como usar cada uma

julho 19, 2019
Tempo de leitura 5 min

Se você gosta de cozinhar, saber quais os tipos de facas de cozinha mais indicados para cada corte e ingrediente pode facilitar muito sua vida. Algumas delas servem para várias atividades, como cortar frios, carnes, legumes, frutas e até pães, torradas e bolos. Para que você possa aproveitar o que cada modelo desses utensílios pode oferecer, é preciso saber ao menos os tipos mais básicos.

Além de oferecer mais segurança, utilizar a faca correta proporciona uma maior coordenação e agilidade na hora de preparar os alimentos. Se você quer saber quais são os principais tipos de facas de cozinha, confira este artigo que preparamos para você!

As partes da faca

Antes de conferir quais são os modelos de faca mais conhecidos do mercado, é necessário entender cada parte do utensílio:

  • ponta: é a parte da faca utilizada para perfurar;
  • barriga: parte curvada da faca, utilizada para os serviços mais delicados;
  • fio: existem quatro tipos de fios, cada um para cortes diferentes;
  • espinha: é a extremidade não cortante da lâmina. Ela serve de apoio para as mãos, o que aumenta a precisão do corte;
  • apoio: é a parte que dá maior equilíbrio e controle para o corte, por estar mais próxima da mão.

Agora que você já conhece todas as partes de uma faca, vamos aos tipos de fios:

  • liso: são os mais comuns, e proporcionam um corte regular e preciso;
  • serrilhado: indicado para cortar alimentos com cascas duras;
  • ondulado: feito para cortar delicadamente massas macias, como pães;
  • com alvéolos: evita que fatias finas ou pegajosas grudem na faca.

Tipos de facas de cozinha

Para escolher o tipo de faca ideal para cada alimento, é preciso saber um pouco mais sobre cada uma delas. Veja agora quais são os principais tipos de facas de cozinha.

Faca do chef ou multiúso

Um dos principais tipos de facas de cozinha, a faca do chef ou multiúso pode ter de 15 a 30 cm de lâmina, com a ponta ligeiramente curvada. Ela serve para picar, cortar e filetar legumes, verduras e carnes, sejam cruas ou cozidas. Para facilitar a compreensão, dividimos essa faca em algumas regiões de acordo com a sua função:

  • a parte do meio é utilizada para cortar ingredientes duros e macios. Com sua forma ligeiramente convexa, é possível cortar folhosos e temperos;
  • a frente da faca serve para cortar alimentos que precisam de um corte fino;
  • a parte de trás da cabeça da faca permite quebrar pequenos ossos ou até abrir as conchas de crustáceos, devido à sua resistência;
  • com a parte traseira da lâmina da faca, é possível cortar alimentos mais duros ou congelados.

Faca Santoku

Assim como o modelo anterior, a Santoku é uma faca de uso geral. Ela tem origem japonesa e o seu nome quer dizer “três virtudes”, ou “três usos”, devido às três utilidades dessa faca: cortar, picar e fatiar.

Cutelo

O cutelo serve para os mais diversos tipos de cortes, principalmente quando é necessário ter muita precisão. Além disso, ela é muito útil para fatiar e cortar legumes e frutas no chamado à julienne, ou tiras finas, e também para cortar ervas.

Faca para legumes

A faca para legumes também pode ser chamada de multiúso, pois é de extrema importância na cozinha, porém é menor que a faca do chef. Ela serve para descascar vegetais e fazer trabalhos que exijam maior precisão, como limpar um camarão, retirar sementes de pimentão e cortar enfeites para colocar no prato.

Faca serrilhada

Essas facas permitem cortar o pão sem amassá-lo. Além disso, são utilizadas para fatiar peças de tomates e frutas como pêssegos e nectarinas.

Faca para desossar

Esse tipo é a faca perfeita para separar a carne do osso, mas também para o corte de peças de frango e peixe.

Faca para sashimi

Essa faca tem uma lâmina longa e fina, em que apenas um dos lados é afiado e com fio liso.

Facas para queijos

Existem vários tipos de facas de cozinha usadas apenas para o corte de queijos. Os modelos mais parecidos com uma espátula servem para cortar os queijos mais cremosos, como o brie e o camembert. Já aquelas com serrilhas podem ser usadas para os queijos mais duros, como o parmesão e o mineiro.

Faca de carne

Para fatiar a carne depois de pronta, a faca de serra (a mais conhecida em casa) é a ideal. Para os cortes mais macios, utilize a primeira faca: a do chef.

Acessórios para afiar as suas facas

Confira agora alguns materiais e equipamentos que ajudam a conservar o fio de todos os tipos de facas de cozinha por mais tempo.

Chaira

A chaira acerta o corte da faca ao endireitá-la, ou seja, ela não retira nenhum material da lâmina, sendo indicada para uso recorrente.

Pedra para afiar

A pedra para afiação desgasta o material da lâmina, fazendo com que a faca fique com corte preciso novamente. Geralmente, as pedras têm duas lixas: um lado mais grosso e outro mais fino. Elas devem ser utilizadas somente quando a chaira não solucionar mais.

Vale lembrar que, para manter as facas com o fio sempre conservado, elas devem ser armazenadas em local separado dos outros talheres. Além disso, recomenda-se a limpeza das facas periodicamente com uma pasta abrasiva, que ajuda na remoção de ferrugens e deixa o equipamento polido.

Facas de qualidade

A faca de cozinha é um dos principais instrumentos utilizados no preparo de refeições e, por esse motivo, ela precisa ser de boa qualidade e estar bem afiada. As facas que já perderam o fio são mais difíceis de manusear e mais perigosas, pois é necessário aplicar mais força para cortar, o que pode causar um acidente.

Assim, uma boa faca vai se manter afiada por mais tempo e trazer mais produtividade na hora de preparar os alimentos. Antes de adquirir um dos tipos de facas de cozinha, procure uma empresa especializada que ofereça os melhores produtos do mercado.

Se você está em busca de facas e outros talheres para sua cozinha ou seu acampamento, confira todas as nossas opções!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário