Casa & Estilo de Vida, Outdoor

6 utensílios que não podem faltar na cozinha de acampamento

junho 11, 2019
Tempo de leitura 4 min

Preparar uma refeição em uma cozinha de acampamento é sempre diferente, porque você não tem acesso a todos os utensílios que teria em casa. Algumas pessoas não gostam dessa parte da aventura e preferem ficar em campings com restaurante ou cozinha. Porém, existem aqueles que acham essa a melhor parte do acampamento!

Antes de acampar, é importante fazer um planejamento das refeições para saber quais ingredientes e acessórios serão necessários para o preparo das refeições. Se você quer saber quais utensílios levar para fazer um belo banquete no acampamento e algumas receitas práticas, confira este artigo que preparamos para você. Boa leitura!

Utensílios para uma cozinha de acampamento

1. Fogareiro

Existem dois tipos de fogareiros mais comuns em acampamentos. Um deles utiliza refis de gás, com uma estrutura quadrada e bastante estável, em que o refil fica ao lado da boca usada para cozinhar. Esse fogareiro é ideal para campings mais estruturados.

O segundo modelo utiliza outro tipo de refil de gás encaixado embaixo da boca. Ele é mais simples, menor e mais leve que o primeiro, mas é menos estável, dificultando a cocção com panelas maiores. Esse modelo é indicado para trekkings e acampamentos mais rápidos.

2. Panelas

Você pode levar as panelas do dia a dia para a cozinha de acampamento, mas geralmente elas não se encaixam e são muito volumosas. Para aqueles que buscam praticidade, existem alguns conjuntos de panela que se encaixam uma à outra, otimizando o espaço de armazenamento.

A quantidade e o tipo de panela dependem do número de pessoas no acampamento e o tipo de comida que será preparada. Faça uma lista das refeições antes de separar as panelas que vai levar.

3. Pratos

Evite levar para a sua cozinha de acampamento pratos de material quebrável, como vidro, cerâmica e porcelana. O ideal é ter pratos reutilizáveis e mais resistentes como os de plástico, silicone, madeira ou alumínio.

4. Talheres

É sempre importante ter talheres por perto em um acampamento, mesmo que você não planeje cozinhar. Existem alguns conjuntos de talheres de acampamento em que a colher, garfo e faca são menores que o normal e ficam unidos por algum material, o que facilita o transporte.

5. Pederneira

pederneira é um equipamento que produz faíscas quando em atrito com peças de metal, principalmente o ferro. Esse processo é semelhante ao do isqueiro, mas este último tem gás e produz chama direta. Para fazer uma fogueira em qualquer lugar usando uma pederneira, é necessário apenas um pouco de vegetação.

Porém, o mais indicado em casos de acampamento é levar equipamentos específicos para cozinhar em vez de fazer fogueiras. Dependendo do lugar, ela pode sair de controle e causar problemas. Se realmente for necessário fazer uma, verifique se existe autorização para isso.

6. Ferramentas multifuncionais

As ferramentas multifuncionais são ótimos equipamentos para uma cozinha de acampamento, pois reúnem em um só objeto algumas funções como abridor de lata, faca, alicate, pederneira, entre outros. Elas são leves e não ocupam muito espaço, e podem ser levadas em caminhadas e outras atividades ao ar livre.

Receitas para preparar na cozinha de acampamento

Se você for acampar em algum lugar onde não há comércio por perto, veja algumas receitas simples para as quais você consegue levar todos os temperos e ingredientes necessários.

Macarrão com molho de linguiça

Ingredientes:

  • macarrão de sua preferência;
  • linguiça calabresa;
  • pimentão;
  • cebola;
  • molho de tomate.

Essa receita é ideal para acampamentos curtos. Você pode facilitar o preparo e economizar o combustível do fogareiro cozinhando o macarrão e a linguiça em casa. Ao chegar no acampamento, é só colocar todos os ingredientes na panela e esquentar!

Minipizza

Ingredientes:

  • massa de pizza pronta;
  • queijo;
  • calabresa (ou qualquer outra carne);
  • tomate;
  • cebola.

Essa receita não precisa de forno: coloque a massa em uma frigideira com os outros ingredientes e depois tampe-a!

Cachorro-quente

Ingredientes:

  • pão;
  • salsicha;
  • ervilha;
  • milho;
  • molho pronto.

Coloque a salsicha para cozinhar, aquecer o molho e montar o lanche.

Congele carnes e outros ingredientes perecíveis, de modo que estejam envoltos em blocos de gelo e, assim, demorem mais tempo para descongelar. A comida vai ficar fresca por mais tempo.

Como é possível perceber, não é preciso levar muitos utensílios para a sua cozinha de acampamento, afinal, as receitas também são bem práticas. Basta fazer uma checklist e ficar preparado!

Gostou das nossas dicas? Se você quer ter acesso a mais conteúdos como este e melhorar ainda mais a sua experiência de acampamento, siga-nos nas redes sociais! Estamos no FacebookInstagram e YouTube.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário