Casa & Estilo de Vida, Ferramentas, Outdoor

Sistema MOLLE: entenda o que é e como é utilizado!

agosto 20, 2019
Tempo de leitura 6 min

Perder um equipamento importante durante um combate ou na prática de um esporte radical pode significar um grande risco à saúde, além do prejuízo financeiro. Para evitar essa situação e proporcionar um transporte de objetos mais confortável, foi desenvolvido o chamado sistema MOLLE.

O MOLLE é a sigla para Modular Lightweight Load-carrying Equipment, que significa Sistema Modular de Transporte Leve, em português. Ele é uma tecnologia desenvolvida pelas Forças Armadas dos Estados Unidos e, atualmente, está presente em mochilas, coletes e vestuários para a prática de esportes ao ar livre e missões do exército.

Quer saber mais sobre o sistema MOLLE e como ele pode ser utilizado no seu dia a dia? Confira este artigo que preparamos para você. Boa leitura!

Conheça a história do sistema MOLLE

O MOLLE é um sistema para carregar equipamentos em roupas ou mochilas que, muitas vezes, não contam com um espaço suficiente para tudo o que você precisa. Dessa forma, o sistema MOLLE amplia os compartimentos e permite prender diversos objetos em seu colete, calça ou mochila.

LINCLOE_07

Componentes do sistema LINCLOE LCE/ALICE datados de Dezembro, 1972

O sistema MOLLE foi criado em 1997, com o objetivo de substituir as mochilas, cinturões e fardamento dos soldados que tinham o sistema “ALICE”. Nesse antigo método, os equipamentos eram prendidos em ilhoses cravados em tiras, formando pequenos buracos. Contudo, com a locomoção e o grande peso dos artefatos do exército, muitos materiais soltavam do sistema e eram perdidos, o que gerava um custo maior e deixava um rastro para o inimigo.

Alice01a

Componentes do sistema Alice datados de 1973

Atualmente, o MOLLE é utilizado pela OTAN e também pelo exército britânico e estadunidense. Para eles, esse é um equipamento padrão, pois é a tecnologia mais avançada no momento para carregar uma carga de um canto ao outro.

Já para aventureiros e praticantes de esportes outdoor, o sistema MOLLE serve para prender barracas, garrafas de água, lanternas, ferramentas para escalada, dentre outros.

Muitas vezes, os objetos são prendidos com cordas, que podem romper e causar a perda de parte do equipamento. Por isso, o MOLLE é muito procurado por pessoas que gostam de acampar, por exemplo, principalmente pela facilidade e segurança de todo o sistema.

Entenda como é o funcionamento desse sistema

MOLLE-system U.S. Army

Sistema MOLLE utilizado pelo exército dos Estados Unidos.

O MOLLE permite que o usuário tenha acesso rápido às coisas que está levando. Com ele, é possível criar compartimentos na mochila de uma forma modular. Basicamente, o sistema consiste em várias cintas de nylon, muito utilizadas em mochilas, nas quais são entrelaçadas outras faixas, que podem guardar equipamentos como facas, bolsos extras, dentre outros.

Dessa forma, é possível prender diversos itens e outros compartimentos para que você consiga levar mais objetos. Por exemplo, a parte traseira de uma mochila é utilizada, na maioria das vezes, para carregar objetos mais pesados. Já a parte da frente pode ser utilizada para levar roupas e outros objetos que possam ser úteis e que precisam ter um acesso rápido.

MOLLE system (front view)

Sistema MOLLE (visão frontal)

Para a utilização do sistema MOLLE em um ambiente urbano, é possível carregar apenas os bolsos menores — para colocar documentos e celular, por exemplo. São várias as possibilidades de personalização, que podem ser modificadas de acordo com o seu dia a dia e suas necessidades.

Apesar de ficar bem fixo, o sistema MOLLE também tem uma soltura rápida: basta tirar o botão que o prende. Assim, em caso de alguma emergência, pode ser levada apenas uma parte do equipamento.

Veja 4 vantagens de utilizá-lo

Confira agora quais são os principais benefícios do sistema MOLLE!

1. Sistema modular

NCNDP10

Mochila Nitecore NDP10

Com um sistema de armazenamento modular, o usuário tem a possibilidade de remover e adicionar bolsos conforme a sua necessidade ou de acordo com a situação, como acidentes e locais que apresentem riscos. Além disso, é possível socorrer uma pessoa em situação de risco de forma mais rápida, ao retirar aquele bolso específico e levar até o local de maneira mais ágil.

 

2. Praticidade

A praticidade é uma das grandes vantagens do sistema MOLLE. Ter os equipamentos mais importantes sempre à mão pode fazer toda a diferença na hora de praticar um esporte radical ou na necessidade de um kit de primeiros socorros.

3. Sistema personalizável

Equipamentos de segurança como coletes táticos já vêm com bolsos e compartimentos predefinidos. Com isso, é necessário ir à loja, olhar um por um e escolher o modelo que mais se adeque às suas necessidades. Entretanto, com o sistema MOLLE, é possível comprar os bolsos separadamente e customizar de acordo com a sua atividade.

4. Peso bem distribuído

Por proporcionar uma melhor distribuição dos equipamentos ao longo da mochila, colete ou roupa, esse sistema garante uma melhor mobilidade durante atividades intensas, sem atrapalhar o seu equilíbrio.

Saiba como escolher esse produto

Escolher um equipamento com o sistema MOLLE não é uma tarefa difícil. Como ele é um sistema padrão, você já sabe que ele funcionará de qualquer maneira, independentemente da marca da mochila ou colete. No entanto, é necessário adquirir compartimentos específicos para as suas necessidades.

Para esportes outdoor, por exemplo, você precisará de um compartimento para kit de primeiros socorros, pois é imprescindível que ele seja de fácil acesso.

Leatherman-Rail-MOLLE

O sistema MOLLE também serve para prender equipamentos com mosquetões. Na foto, Leatherman Rail.

Em outros casos, para ter acesso rápido a uma faca ou alguma outra ferramenta, é preciso adquirir um bolso específico para esses acessórios, para que eles possam ser colocados de um jeito mais fácil na bagagem. Assim, esses objetos não ficam perdidos no fundo da mochila.

É fácil identificar um produto com o sistema MOLLE: é só verificar se ele apresenta as faixas de nylon. Existem algumas variações que estão sendo lançadas no mercado, que são produzidas em borracha e oferecem ainda mais aderência entre os equipamentos e o sistema MOLLE.

Como você viu, o sistema MOLLE pode fazer toda a diferença no carregamento de equipamentos — para esportes radicais, trilhas ou até mesmo para soldados do exército. Com módulos que ficam presos ao corpo e garantem firmeza, os objetos não ficam balançando, fornecendo o equilíbrio e agilidade necessários para a sua atividade.

Quer saber mais sobre o sistema MOLLE e onde encontrar compartimentos para carregar suas roupas e objetos? Confira os produtos compatíveis com esse equipamento no nosso site!

Você também pode gostar

2 Comentários

  • Responder Geraldino Custodio De Oliveira Neto agosto 27, 2019 at 10:32 pm

    Gostei, de forma clara e direta, sem frescura. Ganharam um fã, gosto muito desses assuntos. Parabéns.

    • Crosster
      Responder Crosster agosto 30, 2019 at 7:30 pm

      Olá Geraldino!

      Agradecemos o feedback! Esperamos que você goste também dos outros conteúdos do nosso Portal!

      Atenciosamente,
      Equipe Crosster

    Deixe um comentário