Os esportes radicais na água são excelentes opções para quem deseja iniciar a prática de alguma modalidade esportiva. Entretanto, a atividade requer coragem e a superação constante de inúmeros desafios para ser bem aproveitada.
Sabe-se que os exercícios físicos são importantes para manter o corpo com energia e saúde — favorecendo a disposição e a vitalidade. E, ainda, a dose extra de adrenalina fortalece a imunidade, eleva a confiança e melhora o bem-estar geral.
Ficou curioso? Continue a leitura e conheça 4 esportes radicais na água que você pode começar a praticar ainda hoje. Acompanhe!
Quais são as vantagens de praticar esportes radicais na água?
Os esportes radicais na água oferecem diversos benefícios. Além da melhora do condicionamento físico, é possível também estar em contato direto com a natureza e viver ótimos momentos de relaxamento.
Ainda, as articulações do corpo não sofrem com sobrecargas, e nota-se um maior desenvolvimento do equilíbrio, flexibilidade e força. Sem contar que quem opta por esse tipo de atividade garante a redução do estresse e a queima de muitas calorias.
Porém, é preciso ter bastante cuidado com a alimentação e buscar, sempre que possível, ser assistido e acompanhado por profissionais capacitados — com o objetivo de evitar lesões ou outros tipos de riscos.
Quais são os principais esportes radicais na água?
Existem diversas opções de modalidades para a prática de esportes radicais na água, e a pessoa deve escolher a que mais combina com o seu perfil e condicionamento. A seguir, confira quais são os 4 principais para começar a exercitar-se hoje mesmo.
1. Rafting
O rafting é um exercício coletivo no qual um grupo de pessoas desce uma corredeira, ou um curso forte de água, em um bote inflável. Para muito além da diversão, a atividade ajuda a desenvolver habilidades de liderança, trabalho em equipe e ainda fortalece os ombros, bíceps, pernas e abdômen.
2. Kitesurf
Esse esporte aquático consiste em deslizar sobre uma prancha presa nos pés do praticante, e uma pipa que possibilita voos e outras manobras, como saltos em alto-mar. A prática depende exclusivamente da direção do vento e da capacidade de manter-se em equilíbrio — caracterizando-a como um exercício de fácil aprendizagem.
3. Wakeboard
O wakeboard é um esporte radical que utiliza uma prancha, do estilo snowboard, para puxar a pessoa por meio de uma lancha na água. A atividade trabalha os músculos de todo o corpo, favorecendo a força e a coordenação motora. Inclusive, os praticantes também adquirem melhora no condicionamento do sistema cardiorrespiratório e na aptidão física.
4. Flyboard
A prática do flyboard é uma modalidade que impulsiona o corpo para voos de até 7 metros de altura. Para isso, são utilizados dois jatos de água que saem de tubos acoplados e localizados no pé do passageiro. Dependendo da potência da mangueira, pode-se chegar a alturas ainda maiores — porém, por questão de segurança, os instrutores recomendam certos limites para a atividade.
Algumas dessas atividades podem ser praticadas tanto por adultos quanto por crianças. Isso faz com que, principalmente no caso dos menores, sejam desenvolvidas algumas habilidades, como a concentração, a confiança e uma coordenação motora mais fortalecida.
Neste post você viu que existem diversas opções de esportes radicais na água que trazem inúmeros benefícios. Porém, lembre-se de que é essencial atentar para o uso dos equipamentos de segurança, assim como contar com a presença de instrutores capacitados — evitando possíveis acidentes e perigos.
Gostou do conteúdo? Então, curta a nossa página no Facebook e mantenha-se por dentro de todas as novidades sobre o assunto!
Sem comentários