Você sabia que os efeitos da adrenalina podem ser facilmente percebidos durante a prática de esportes radicais ou atividades outdoor em plena natureza e que geram alto grau de complexidade e nível de tensão elevado?
Os motivos pelos quais muitas pessoas saem em busca de um roteiro de aventura desafiador é manter-se em contato com a natureza como escape da rotina do dia a dia, mas é possível que haja um desejo instintivo de experienciar algo inusitado e instigante, causando uma excitação natural.
Neste post, você vai saber como a adrenalina envia mensagens subliminares para o corpo humano e contribui para que ele se mantenha alerta e ativo, proporcionando benefícios incalculáveis no decorrer da sua liberação. Bons ventos!
O que é a adrenalina e como ela é produzida?
A adrenalina é um hormônio liberado na corrente sanguínea por meio das glândulas suprarrenais, com capacidade neurotransmissora, desencadeado por estímulos de grande impacto e reflexos imediatos — ainda que não seja necessariamente uma situação de risco.
Um momento com desfecho inesperado e causador de ansiedade, por exemplo, libera o hormônio mais facilmente e desperta a sensação de satisfação e êxito. A chegada ao topo da montanha via escalada pode ser considerada um desses momentos únicos.
Que efeitos podem ser percebidos na liberação do hormônio?
Para quem pratica atividades de aventura, a sensação de sangue aquecido correndo nas veias é constante. Por melhor que seja o planejamento de navegação e viagem, a natureza pode surpreender e exigir a adoção de algum plano contingente de sobrevivência.
O corpo passa a receber pequenos sinais e estímulos para avançar na jornada, ainda que o medo se misture à coragem e ao sentimento desbravador. Os sentimentos se conectam e o corpo corresponde de maneira instintiva, sem recuo, até chegar ao ápice da aventura.
Com a liberação da adrenalina, os batimentos cardíacos tendem a aumentar e causar oscilação da pressão arterial, mas calma, isso não é um problema. É somente o sinal de que o sangue chegará mais rápido em órgãos como cérebro e coração — importantes e fundamentais para a prática de esportes de aventura.
Quais os principais benefícios causados pela adrenalina?
Os efeitos da adrenalina são benéficos à saúde, mas é preciso fazer um check up e verificar suas condições de saúde antes de praticar os esportes radicais.
Se estiver tudo bem com seus resultados, você poderá partir e se permitir experiências incríveis! A adrenalina fará ativação de um canal de comunicação direta entre o automatismo do cotidiano e a natureza, sempre cheia de surpresas.
Despertar para a necessidade de se exercitar, equilibrando corpo e mente farão com que você perceba a importância de voltar o pensamento para a própria vida e a reflexão sobre o acúmulo de preocupações e trabalho.
Quando isso acontecer, você perceberá mudanças significativas em seu estado de espírito. Conheça alguns dos principais benefícios promotores da impressão intuitiva e agradável de realização!
Fortalece a imunidade do corpo
Já sabemos que o estresse em nada beneficia a saúde do corpo e da mente, por isso, a adrenalina pode funcionar como uma injeção de ânimo em dose subdivididas para equilibrar a carga recebida.
A exposição a atividades que consomem energia ajuda a fortalecer o sistema imunológico, afastando a constante fadiga e estresse. Esse é um processo contínuo com atividades físicas rotineiras para recuperar a estabilidade das funções cardíacas e pulmonares.
Eleva a confiança e a autoestima
Se o seu trabalho exige de você um máximo de empenho e resultados, possivelmente os projetos pessoais estarão deficientes e no segundo plano da sua vida. Você precisará encontrar um meio termo entre as vertentes, pois uma depende e se funde na outra.
Unificar os cenários vai ajudar você no processo de recuperação da confiança, tanto para desempenhar melhor as suas atividades profissionais quanto para aumentar a autoestima.
Desperta sensação de bem-estar
Sendo a adrenalina o fio condutor das reações decisórias diante de episódios tensos e nebulosos, cada vez que você conseguir vencer os obstáculos e obtiver resultados positivos, rapidamente será percebida a sensação de bem-estar e alívio.
Quais os efeitos da ativação da adrenalina no corpo?
Listaremos algumas das interferências — positivas e negativas — da adrenalina no corpo humano de acordo com a intensidade com que o hormônio é liberado. O ideal é que você se submeta a atividades que façam a ativação gradativa e consciente.
Liberações positivas:
- raciocínio mais rápido;
- melhora da visão e da atenção;
- funcionamento mais eficiente dos pulmões;
- mais energia;
- cognição mais desenvolvida.
Liberações negativas:
- dores musculares;
- dor de cabeça;
- ansiedade;
- tensão em braços, pescoço e pernas;
- tontura;
- aumento da pressão ocular;
- hipertensão;
- fadiga crônica;
- dor no estômago.
Por fim, se vale alguma dica do que fazer para ativar e liberar a adrenalina e agregar valor e benefício à sua vida, aí vai: pratique esportes radicais como rapel, rafting, mountain bike, corrida de montanha, escalada, canionismo, entre outros.
Esses tipos de atividades liberam a adrenalina de uma forma espetacular, mas é importante dosar os limites.
Outro ponto importante é nunca se esquecer dos multifuncionais e dos equipamentos de segurança (cordas, canivetes, capacete, facas, lanternas, mosquetões) para que sua energia seja canalizada para o aproveitamento da aventura e não para a preocupação ou desgaste de um incidente.
Uma vida aventureira, saudável e de qualidade é aquela em que se vive os melhores momentos com responsabilidade, combinando os efeitos da adrenalina com as práticas de atividades radicais e controlando os extremos para que cada vez mais você sinta o prazer de experimentar coisas novas.
Gostou deste texto sobre os efeitos da adrenalina no corpo humano e quer descobrir como se libertar do estresse do dia a dia? Então você vai se interessar por outros conteúdos sobre os esportes de aventura!
Assine a nossa newsletter e receba na sua caixa de entrada as nossas atualizações! Até a próxima!
2 Comentários
[…] um esporte radical como a escalada ativa a adrenalina e conduz o escalador a um estado de euforia durante todo o percurso, promovendo uma sensação […]
Gostei de mais desses poster. A adrenalina em dose moderada faz um bem danado para o nosso corpo. Adoro sentir adrenalina.