Outdoor

Conheça os efeitos da adrenalina no corpo humano e seus benefícios

janeiro 16, 2019
Tempo de leitura 5 min

Você sabia que os efeitos da adrenalina podem ser facilmente percebidos durante a prática de esportes radicais ou atividades outdoor em plena natureza e que geram alto grau de complexidade e nível de tensão elevado?

Os motivos pelos quais muitas pessoas saem em busca de um roteiro de aventura desafiador é manter-se em contato com a natureza como escape da rotina do dia a dia, mas é possível que haja um desejo instintivo de experienciar algo inusitado e instigante, causando uma excitação natural.

Neste post, você vai saber como a adrenalina envia mensagens subliminares para o corpo humano e contribui para que ele se mantenha alerta e ativo, proporcionando benefícios incalculáveis no decorrer da sua liberação. Bons ventos!

O que é a adrenalina e como ela é produzida?

A adrenalina é um hormônio liberado na corrente sanguínea por meio das glândulas suprarrenais, com capacidade neurotransmissora, desencadeado por estímulos de grande impacto e reflexos imediatos — ainda que não seja necessariamente uma situação de risco.

Um momento com desfecho inesperado e causador de ansiedade, por exemplo, libera o hormônio mais facilmente e desperta a sensação de satisfação e êxito. A chegada ao topo da montanha via escalada pode ser considerada um desses momentos únicos.

Que efeitos podem ser percebidos na liberação do hormônio?

Para quem pratica atividades de aventura, a sensação de sangue aquecido correndo nas veias é constante. Por melhor que seja o planejamento de navegação e viagem, a natureza pode surpreender e exigir a adoção de algum plano contingente de sobrevivência.

O corpo passa a receber pequenos sinais e estímulos para avançar na jornada, ainda que o medo se misture à coragem e ao sentimento desbravador. Os sentimentos se conectam e o corpo corresponde de maneira instintiva, sem recuo, até chegar ao ápice da aventura.

Com a liberação da adrenalina, os batimentos cardíacos tendem a aumentar e causar oscilação da pressão arterial, mas calma, isso não é um problema. É somente o sinal de que o sangue chegará mais rápido em órgãos como cérebro e coração — importantes e fundamentais para a prática de esportes de aventura.

Quais os principais benefícios causados pela adrenalina?

Os efeitos da adrenalina são benéficos à saúde, mas é preciso fazer um check up e verificar suas condições de saúde antes de praticar os esportes radicais.

Se estiver tudo bem com seus resultados, você poderá partir e se permitir experiências incríveis! A adrenalina fará ativação de um canal de comunicação direta entre o automatismo do cotidiano e a natureza, sempre cheia de surpresas.

Despertar para a necessidade de se exercitar, equilibrando corpo e mente farão com que você perceba a importância de voltar o pensamento para a própria vida e a reflexão sobre o acúmulo de preocupações e trabalho.

Quando isso acontecer, você perceberá mudanças significativas em seu estado de espírito. Conheça alguns dos principais benefícios promotores da impressão intuitiva e agradável de realização!

Fortalece a imunidade do corpo

Já sabemos que o estresse em nada beneficia a saúde do corpo e da mente, por isso, a adrenalina pode funcionar como uma injeção de ânimo em dose subdivididas para equilibrar a carga recebida.

A exposição a atividades que consomem energia ajuda a fortalecer o sistema imunológico, afastando a constante fadiga e estresse. Esse é um processo contínuo com atividades físicas rotineiras para recuperar a estabilidade das funções cardíacas e pulmonares.

Eleva a confiança e a autoestima

Se o seu trabalho exige de você um máximo de empenho e resultados, possivelmente os projetos pessoais estarão deficientes e no segundo plano da sua vida. Você precisará encontrar um meio termo entre as vertentes, pois uma depende e se funde na outra.

Unificar os cenários vai ajudar você no processo de recuperação da confiança, tanto para desempenhar melhor as suas atividades profissionais quanto para aumentar a autoestima.

Desperta sensação de bem-estar

Sendo a adrenalina o fio condutor das reações decisórias diante de episódios tensos e nebulosos, cada vez que você conseguir vencer os obstáculos e obtiver resultados positivos, rapidamente será percebida a sensação de bem-estar e alívio.

Quais os efeitos da ativação da adrenalina no corpo?

Listaremos algumas das interferências — positivas e negativas — da adrenalina no corpo humano de acordo com a intensidade com que o hormônio é liberado. O ideal é que você se submeta a atividades que façam a ativação gradativa e consciente.

Liberações positivas:

  • raciocínio mais rápido;
  • melhora da visão e da atenção;
  • funcionamento mais eficiente dos pulmões;
  • mais energia;
  • cognição mais desenvolvida.

Liberações negativas:

  • dores musculares;
  • dor de cabeça;
  • ansiedade;
  • tensão em braços, pescoço e pernas;
  • tontura;
  • aumento da pressão ocular;
  • hipertensão;
  • fadiga crônica;
  • dor no estômago.

Por fim, se vale alguma dica do que fazer para ativar e liberar a adrenalina e agregar valor e benefício à sua vida, aí vai: pratique esportes radicais como rapel, rafting, mountain bike, corrida de montanha, escalada, canionismo, entre outros.

Esses tipos de atividades liberam a adrenalina de uma forma espetacular, mas é importante dosar os limites.

Outro ponto importante é nunca se esquecer dos multifuncionais e dos equipamentos de segurança (cordas, canivetes, capacete, facaslanternas, mosquetões) para que sua energia seja canalizada para o aproveitamento da aventura e não para a preocupação ou desgaste de um incidente.

Uma vida aventureira, saudável e de qualidade é aquela em que se vive os melhores momentos com responsabilidade, combinando os efeitos da adrenalina com as práticas de atividades radicais e controlando os extremos para que cada vez mais você sinta o prazer de experimentar coisas novas.

Gostou deste texto sobre os efeitos da adrenalina no corpo humano e quer descobrir como se libertar do estresse do dia a dia? Então você vai se interessar por outros conteúdos sobre os esportes de aventura!

Assine a nossa newsletter e receba na sua caixa de entrada as nossas atualizações! Até a próxima!

Você também pode gostar

1 comentário

  • Responder 5 equipamentos mais importantes para levar ao fazer escalada - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado janeiro 24, 2019 at 5:04 pm

    […] um esporte radical como a escalada ativa a adrenalina e conduz o escalador a um estado de euforia durante todo o percurso, promovendo uma sensação […]

  • Deixe um comentário