Outdoor

5 equipamentos mais importantes para levar ao fazer escalada

janeiro 24, 2019
Tempo de leitura 3 min

Os equipamentos de escalada são essenciais para garantir que os escaladores pratiquem o esporte de forma segura. A modalidade é exigente e, além da coragem, requer do praticante um bom condicionamento físico e técnica em estruturas verticais.

Mais do que desafiar os limites entre vias, fendas e paredões, a escalada se tornou um estilo de vida daqueles que gostam de apreciar a natureza das alturas. Utilizar bons equipamentos é sinônimo de responsabilidade e inteligência de quem deseja repetir a dose e contar histórias.

Neste post, vamos apresentar os equipamentos de escalada mais importantes e a funcionalidade de cada um deles. Confira!

Conheça os 5 principais equipamentos de escalada

1. Sapatilha

A estabilidade entre as fendas e rochas é adquirida principalmente pelo apoio dos pés. É esse apoio que permite uma melhor impulsão e avanço na via. Fazer isso com um calçado inadequado, além do risco de perder aquele tênis de que você tanto gosta, poderá causar danos irreversíveis em caso de lesões.

A sapatilha para escalada tem formato específico, com curvatura dos dedos de forma mais acentuada para auxiliar no encaixe a uma estrutura desnivelada e evitar os deslizamentos.

2. Capacete

Em queda livre, o corpo humano tem uma força de impacto maior que o normal, o que pode resultar em lesões graves, dependendo da parte que for atingida. A região da cabeça é vulnerável e carece de uma atenção especial.

Qualquer erro pode comprometer estabilidade e provocar deslize de pedaços soltos de rocha ou perda de parte do equipamento, por exemplo, com riscos de acertar quem está na via, e um dos primeiros pontos a ser atingido costuma ser a cabeça.

Escolha um capacete confortável, com modelo anatômico e que se ajuste perfeitamente ao formato da sua cabeça. O capacete é feito de material resistente, e a maioria dos modelos dispõe de pontos de fixação para a lanterna de cabeça e espuma anti-impacto.

3. Freios

A tranquilidade tanto sua quanto de qualquer membro da equipe é garantida com o auxílio de freios de modelos e tamanhos variados, projetados para dar segurança nas descidas e subidas durante a escalada.

O conhecimento prévio das funcionalidades e de como proceder é fundamental para saber escolher os modelos com custo-benefício favorável a uma prática segura.

4. Mosquetões

O mosquetão faz a ligação entre o freio e a cadeirinha e pode ser encontrado em tamanhos, modelos e materiais diferentes — em aço ou alumínio, com trava automática ou de rosca.

Alguns são utilizados apenas para compor o equipamento e servir de base e presilha para as sapatilhas ou algum utensílio.

5. Cadeirinha

Embora a escalada seja um esporte radical que desperta a paixão de praticantes para os desafios em altura, é preciso fortalecer a ideia da segurança e preservação da vida.

As cadeirinhas desenvolvidas e confeccionadas com alta tecnologia servem de ligação entre o corpo e a corda, garantindo maior apoio.

A escolha do modelo vai depender do tipo de escalada que você for fazer, do tempo de exposição ao sol ou chuva e também do período que você passará pendurado. A decisão de compra deve também perpassar as questões de absoluta segurança e conforto.

Ao decidir se equipar, observe as condições e exigências de fabricação. A maioria dos equipamentos de escalada exige certificação de órgão competente para atestar a promoção da resistência e segurança durante a prática de atividades consideradas de grande risco.

Praticar um esporte radical como a escalada ativa a adrenalina e conduz o escalador a um estado de euforia durante todo o percurso, promovendo uma sensação única de bem-estar e contato com a natureza.

Gostou deste post sobre os equipamentos de escalada essenciais a uma boa prática? Então não deixe de seguir a Crosster no FacebookInstagram e YouTube!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário