Outdoor

6 cuidados que você precisa ter com seus equipamentos outdoor

janeiro 4, 2019
Tempo de leitura 6 min

Quem pratica esportes de aventura provavelmente já investiu bastante dinheiro em equipamentos. Afinal, não é segredo que em qualquer segmento os melhores produtos custam mais caro e o mesmo acontece em relação aos equipamentos outdoor.

O grande diferencial é que a qualidade destes equipamentos geralmente costuma ser muito acima da média. São confeccionados com materiais de ponta, alta tecnologia e design meticulosamente estudado, não apenas para garantirem a durabilidade, mas também para não deixarem o aventureiro em apuros em uma situação difícil.

Porém, como qualquer outro bem valioso, os equipamentos outdoor também exigem que seja tomada uma série de cuidados na sua manutenção. Caso contrário, por mais caros e extremamente bem confeccionados, podem se deteriorar bem antes do que deveriam ou não funcionar corretamente.

Para evitar que isso aconteça, confira neste post os principais cuidados que precisam ser tomados para assegurar vida longa e útil aos equipamentos outdoor, fazendo valer cada centavo!

Como conservar seus equipamentos outdoor

1. Limpe de maneira adequada

Depois de uma semana longe do conforto de casa, é natural que o aventureiro deixe o seu equipamento em um canto e só se lembre dele antes da próxima expedição. Até porque, uma vez de volta à “civilização”, o nosso tempo parece desaparecer em meio a compromissos sociais, trânsito, trabalho e estudo.

Contudo, evite a todo custo adotar essa prática, pois a sujeira acumulada por longos períodos pode ser muito nociva a boa parte dos equipamentos outdoor. Condicione-se a só dar a sua aventura por encerrada após realizar a limpeza adequada de todos os equipamentos utilizados. Para isso, sempre verifique as orientações de cada fabricante, tanto em relação aos métodos de limpeza apropriados, quanto aos produtos que devem e não devem ser utilizados na limpeza.

Dependendo do tipo de equipamento, é recomendável realizar a limpeza com água. Nesse caso, certifique-se de secá-lo totalmente antes de guardá-lo. Caso contrário, o prejuízo decorrente da umidade pode ser até maior do que o da sujeira.

2. Armazene em local limpo e seco

De nada adianta realizar uma limpeza primorosa se os equipamentos permanecerem estocados em um lugar inadequado. Ambientes úmidos favorecem o surgimento de mofo, que compromete gravemente a vida útil do equipamento, além de ocasionar um forte odor que às vezes é muito difícil de ser totalmente eliminado.

O mesmo vale para locais empoeirados. A médio e longo prazo, a poeira pode se fixar de tal maneira no seu equipamento que ele pode perder as suas características estéticas originais e até mesmo ter suas funcionalidades comprometidas. Partículas de poeira têm uma ação abrasiva que não deve ser subestimada, especialmente no que diz respeito a cordas táticas.

Armários sem ventilação e que raramente são abertos, sótãos, porões e garagens costumam ser os maiores vilões quando o assunto é umidade e poeira. Portanto, pense duas vezes antes de guardar o seu equipamento. A próxima aventura pode acontecer na semana que vem ou somente após um ano, nunca se sabe.

3. Evite a proximidade com fontes de calor

Da mesma maneira que a umidade pode estragar o seu equipamento, o calor excessivo também é capaz de produzir o mesmo resultado. Alguns produtos foram especialmente concebidos para suportar temperaturas altíssimas, mas essa é a exceção e não a regra.

Em geral, é altamente recomendável manter o seu equipamento afastado de qualquer espécie de fonte de calor, desde fogueiras e fogareiros, até motores, geradores e aquecedores, especialmente no caso de produtos de precisão, como binóculos.

4. Evite a exposição excessiva ao sol

Ao mesmo tempo que a luz do sol é uma grande aliada contra a umidade, também pode ser uma grande inimiga. O ideal é aproveitar o calor do sol, mas sem submeter o equipamento diretamente à sua luz.

Eventualmente, o início da secagem até pode acontecer em contato direto com a luz do sol, principalmente se o equipamento estiver encharcado. Porém, recomenda-se que a maior parte do processo seja realizada à sombra.

5. Cuidado com o armazenamento durante o transporte

As mochilas são um acessório sempre presente na vida de quem pratica esportes outdoor. Por serem muito espaçosas, acabam acomodando uma quantidade significativa de itens que serão utilizados na expedição. Consequentemente, não é raro ficarem extremamente pesadas, o que representa um risco significativo para alguns equipamentos.

Deixar o seu alicate multifuncional ou mesmo uma lanterna no fundo da mochila não representa nenhum risco à integridade de produtos concebidos justamente para serem resistentes e suportarem grande pressão. Mas são equipamentos que devem estar disponíveis para serem utilizados com facilidade e rapidez. Portanto, do ponto de vista prático, o ideal é que sejam transportados no bolso ou na bainha, o que facilita o acesso a eles em campo.

De todo modo, o mais recomendado é não sobrecarregar uma mochila com muito peso. Leve somente o essencial e, se necessário, divida os seus pertences em duas mochilas.

Um outro aspecto que não deve ser desconsiderado é o manuseio da mochila por parte de empresas aéreas e de transporte rodoviário. Além de ser jogada para todos os lados, ela também pode ter que suportar a pressão de outras bagagens durante horas até a chegada ao destino final.

Por esse motivo, evite despachar sua mochila, preferindo, sempre que possível, levá-la consigo. Lembrando que no caso de viagens aéreas objetos perfurantes ou cortantes necessariamente precisam ser despachados.

6. Poupe seu equipamento de atritos desnecessários

A durabilidade da maioria dos equipamentos outdoor chega a ser motivo de espanto. Alguns fabricantes confiam tanto na qualidade dos seus produtos que concedem garantias muito extensas, chegando, às vezes, até 25 anos. Mesmo assim, se o aventureiro tomar alguns cuidados extras, pode ampliar ainda mais a vida útil de determinados itens.

Quando possível, evite tracionar cordas contra superfícies ásperas sem necessidade. Faça uso de algum material liso, como um pedaço de lona, entre a corda e o objeto contra o qual ela mantém contato.

Facas e facões também podem sofrer danos quase imperceptíveis no fio de suas lâminas quando largados sobre superfícies ásperas. Na medida do possível, sempre faça uso das bainhas, confeccionadas especialmente para preservarem a lâmina intacta.

Se você gostou destas dicas sobre equipamentos outdoor e tem interesse por esportes de aventura, assine a newsletter da Crosster e garanta o sucesso das suas próximas expedições.

Você também pode gostar

1 comentário

  • Responder 5 equipamentos mais importantes para levar ao fazer escalada - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado janeiro 24, 2019 at 5:02 pm

    […] se tornou um estilo de vida daqueles que gostam de apreciar a natureza das alturas. Utilizar bons equipamentos é sinônimo de responsabilidade e inteligência de quem deseja repetir a dose e contar […]

  • Deixe um comentário