Outdoor

Você sabe quais são os equipamentos de sobrevivência mais importantes?

dezembro 28, 2018
Tempo de leitura 6 min

A prática esportes de aventura proporciona lazer, saúde física e mental, autoconhecimento e confiança para superar os desafios que a vida nos apresenta todos os dias. Mas ela só é capaz de nos trazer todos esses benefícios se houver uma boa dose de planejamento antes do início da aventura.

Por isso, um dos passos fundamentais para qualquer expedição bem-sucedida é a escolha de uma série de equipamentos de sobrevivência, que não podem faltar na bagagem de qualquer aventureiro.

Se você ainda tem dúvidas sobre como montar a sua seleção de itens indispensáveis, basta continuar a leitura deste post. A gente conta tudo para você!

Equipamentos e produtos necessários para sobrevivência

Fogo

Ter à disposição pelo menos duas formas diferentes de produzir fogo é essencial, como fósforos, isqueiros e pederneiras. Ele será necessário para você se aquecer e para esquentar as suas refeições. Além disso, pode tirá-lo de situações extremamente complicadas. O fogo é capaz de afugentar animais selvagens e a fumaça funcionará com um sinalizador para as equipes de busca caso você se perca na mata fechada.

Facas

Sem pelo menos dois objetos cortantes e afiados, práticos e resistentes, sua expedição corre o sério risco de se tornar um pesadelo.

Você vai precisar de um facão para cortar a madeira da sua fogueira, abrir caminho na mata e eventualmente defender-se de animais. Também deverá contar com uma faca de qualidade para cortar alimentos e limpar animais que eventualmente for obrigado a caçar, entre muitas outras situações de sobrevivência.

Alicate multiferramenta

Alicates multiferramenta também devem estar na sua mochila. Com eles é possível cortar cordas, arames e galhos com facilidade e precisão. Também oferecem uma grande variedade de lâminas, incluindo serras, além de ferramentas indispensáveis para todo aventureiro, como abridor de latas e de garrafas e chave de fenda.

Lona

Mesmo os praticantes de camping, que estão devidamente equipados com barracas, devem levar uma lona como forma de abrigo alternativo. Ela será um importante instrumento de proteção, principalmente do sol, da chuva e do vento. A lona também funcionará como uma aliada na preservação dos seus equipamentos outdoor.

Cordas

Com alguns metros de cordas na bagagem você estará apto para montar sua lona de proteção, armadilhas e camas suspensas. Elas também serão necessárias para fixar e içar equipamentos. Apesar de compactas e leves, as cordas táticas são fabricadas com materiais e tecnologia especiais, capazes de resistir a tensões superiores a 200 kg.

Lanterna

Uma lanterna de qualidade e com bateria de alta duração é um equipamento essencial à sobrevivência do aventureiro. Ela o ajudará a se locomover na ausência de luz natural e não o deixará na mão mesmo sob chuva, já que a maioria é resistente à àgua. Além disso, uma lanterna pode fazer toda a diferença durante um resgate, funcionando como sinalizador.

Kit de primeiros socorros

Existem kits de primeiros socorros à venda no mercado, mas nada impede que você monte o seu. De todo modo, é importante que ele contenha pelo menos os seguintes itens:

  • gaze;
  • esparadrapos;
  • ataduras;
  • algodão;
  • luvas descartáveis;
  • solução antisséptica;
  • analgésicos e antitérmicos.

Roupas térmicas

Mesmo tendo uma região tropical como destino, dependendo da época do ano as temperaturas caem bastante à noite. Se a sua expedição  for realizada em região de mata, a tendência é de que faça ainda mais frio, já que a luz do sol é bloqueada pela copa das árvores. Por isso, as roupas térmicas, fabricadas com material que retém o calor do corpo, também não podem faltar na sua mochila.

Água

Em situações extremas, o ser humano pode sobreviver até 30 dias sem ingerir nenhum alimento, mas não é capaz de suportar três dias sem água, responsável pela composição de 75% do nosso organismo.

Recomenda-se a ingestão de cerca de dois litros por dia. De acordo com o destino e a duração da expedição, nem sempre é necessário levar um grande estoque de água, até porque isso tornaria a bagagem muito pesada. Informe-se antes de iniciar a aventura em quais pontos do trajeto será possível se abastecer com água potável.

Por ser um item absolutamente essencial, prepare-se para lidar com situações de emergência. Leve purificadores para ingerir a água de rios e lagos com segurança e ao menos um cantil grande para armazená-la.

Alimentos

Esportes de aventura exigem muita energia. Você deve estar bem alimentado para realizar tudo a que se propôs e retornar para casa em segurança.

Uma dica é dar preferência aos alimentos em conserva. Eles têm prazos de validade longos e as latas nas quais são embalados podem ser muito úteis. Barras energéticas também devem equipar sua mochila, pois ocupam pouco espaço, não são perecíveis e proporcionam muitas calorias.

Atenção à qualidade dos equipamentos de sobrevivência

Sair da zona de conforto é condição inerente à prática de esportes de aventura. Mas não há nada de especial ou interessante em passar apuros ou até risco de vida longe da civilização.

Por isso, tão importante quanto levar consigo os equipamentos necessários, também é essencial atentar para a qualidade e o estado de conservação de cada um deles antes do início da expedição.

Em vários segmentos de equipamentos de sobrevivência, existem determinadas marcas que se tornaram referência mundial. Isso não aconteceu por acaso.

Durante anos, centenas de milhares de aventureiros espalhados pelo mundo verificaram na prática a qualidade, a funcionalidade e a utilidade desses produtos. São mais caros, é verdade, mas avidamente consumidos e cobiçados por quem deseja voltar para casa em segurança e com ótimas histórias para contar.

Portanto, não confie em produtos baratos. Matérias-primas de qualidade, tecnologia de ponta, design funcional e durabilidade são qualidades que demandam investimentos pesados por parte dos fabricantes.

E se existe algo com o qual certamente não vale a pena economizar é a sua integridade física. Montar um kit com equipamentos de sobrevivência de má qualidade transmitirá a falsa sensação de segurança que vai desmoronar no primeiro contratempo. E, não tenha dúvidas, eles realmente podem acontecer e você deve estar preparado.

Boa parte dos equipamentos de sobrevivência descritos neste post podem ser encontrados no site da Crosster. Aproveite que todas essas informações estão frescas na sua memória, faça uma visita à loja virtual e comece a selecionar os itens que ainda estão faltando na sua mochila. E boa aventura!

Você também pode gostar

2 Comentários

  • Responder Conheça os efeitos da adrenalina no corpo humano e seus benefícios - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado janeiro 18, 2019 at 1:49 pm

    […] Para quem pratica atividades de aventura, a sensação de sangue aquecido correndo nas veias é constante. Por melhor que seja o planejamento de navegação e viagem, a natureza pode surpreender e exigir a adoção de algum plano contingente de sobrevivência. […]

  • Responder Como funciona a lanterna: conheça todas as partes desse equipamento - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado janeiro 24, 2019 at 8:20 pm

    […] quase tão importante quanto levar esse equipamento na sua expedição é saber exatamente como funciona a lanterna. Assim, é possível tomar todas […]

  • Deixe um comentário