Outdoor

Aprenda como montar o seu kit de sobrevivência na selva

novembro 19, 2018
Tempo de leitura 6 min

Sobreviver em condições extremas requer muito preparo. Além de estar pronto para a falta de estrutura, para a exigência física e psicológica, a escassez de alguns nutrientes e objetos pode complicar o programa. Dessa forma, montar um kit de sobrevivência na selva é uma tarefa fundamental para ter sucesso na aventura e não passar apertos dentro da floresta.

Neste post você confere algumas dicas para sobreviver na selva, além de conhecer melhor os itens que deve levar na mochila e que serão importantes para essa experiência. Continue a leitura e anote o que você vai precisar!

Quais as principais dicas para viver na selva?

Além de todos os equipamentos EveryDay Carry (EDC) que veremos a seguir, algumas dicas são importantes para a sobrevivência na selva. Elas serão a garantia de que a experiência será bem-sucedida e revigorante, já que o objetivo é fugir da rotina da cidade e aproveitar o contato com a natureza.

Uma das primeiras medidas é montar o seu acampamento, que servirá como base. Levar uma barraca evita problemas com as condições climáticas, mas é possível montar outros tipos de estrutura com troncos e pedras. Certifique-se de que a temperatura dentro do abrigo é recomendável para passar a noite.

Comunicação é a palavra-chave. Se você for sozinho para a floresta, não deixe de avisar alguns conhecidos sobre o destino. Se a aventura for em grupo, é importante encontrar maneiras para se comunicar; se o local for remoto, provavelmente terá problemas para falar ao celular, então leve um radiocomunicador.

Antes de iniciar a aventura, garanta que selecionou todos os itens necessários para sobreviver. Isso inclui alimentos, água potável e ferramentas, como facas e objetos para fazer fogo. Também é recomendado levar produtos de primeiros socorros — remédios e antissépticos, principalmente.

A atividade deve ser prazerosa. Por isso, evite se desesperar ou entrar em pânico e sempre procure por soluções com calma. Em caso de imprevistos, procure ajuda com seus companheiros ou utilize a sua experiência prévia ou treinamento para contornar a situação.

Quais são os equipamentos de um kit de sobrevivência na selva?

As ferramentas são itens essenciais para qualquer aventura na selva. A Faca Survivor, por exemplo, acompanha um kit de sobrevivência com fósforo, anzol, bússola e afiador. Sua utilidade principal é realizar cortes mais firmes em galhos, madeira ou para abrir espaço na mata. Também é possível usá-la em cordas ou alimentos.

canivete é um EDC importante, porque é útil em diversas situações. Por ser compacto, ele não servirá para cortar lenha, mas a lâmina é capaz de realizar cortes mais precisos, como para descascar frutas ou fatiar alguns alimentos, além de pequenos trabalhos manuais.

corda tática é um item coringa e deve ser adicionada ao kit. A finalidade desse equipamento vai da montagem da barraca de camping e das armadilhas até a substituir o cadarço do coturno. Existem modelos refletivos, ou seja, que refletem a luz quando iluminados e são ótimos para a segurança pessoal ou do grupo.

Para fazer fogo, o ideal é levar uma caixa de fósforo ou uma pederneira. Este último é um equipamento destinado para esse fim. Embora não tenha problema em ficar molhada, a pederneira deve estar seca para que produza faíscas. O material utilizado como base para o fogo (folhas, palha, gravetos etc.) também deve estar seco.

Existe a opção de adquirir esse produto junto com facas ou canivetes de menor porte — combinação perfeita para acender uma fogueira.

lanterna é outro equipamento indispensável, já que a falta de luz compromete a visão durante a noite ou em locais pouco iluminados. É importante procurar modelos que tenham uma ótima autonomia de bateria para durar mais. Uma dica é economizar a carga e levar baterias extras para as expedições.

Para se locomover, a bússola é a melhor opção, já que não depende de tecnologias avançadas para funcionar. Existem modelos de binóculo que contém uma bússola, o que o transforma em um EDC conveniente para essas situações. A segurança e o conforto são os principais benefícios desse produto.

Um EDC muito útil durante as trilhas na floresta é o multifuncional Alicate Leatherman Signal. Com pouco mais de 200 gramas, esse equipamento tem 19 funções diferentes, que incluem cortador de fio, martelo e lâmina.

Outro item interessante é o apito de sobrevivência. Ele é ideal para se comunicar em lugares onde não há sinal de telefonia, como próximo ao acampamento e nas trilhas, já que pode alcançar até 110 decibéis. Cabe aos participantes combinar os sons para estabelecer uma comunicação.

Anote a lista com equipamentos essenciais para a aventura:

  • faca de pescoço ou canivete;
  • lanterna;
  • corda;
  • pederneira ou caixa de fósforo;
  • bússola;
  • apito de sobrevivência;
  • multifuncional.

O que levar na mochila?

Se você vai acampar em um local mais afastado da cidade, não se esqueça de levar alimentos suficientes para sobreviver. O ideal é planejar de acordo com o tempo que permanecerá na selva para fracionar todas as refeições. A água potável é muito importante e deve ser levada, mas também é possível procurar riachos ou armazenar a água da chuva.

Carboidratos e proteínas são alimentos importantes para esse tipo de passeio, já que garantem energia e resistência para o corpo. Uma dica é levar proteína animal em pequenos compartimentos e barras de cereais, que são refeições práticas e não necessitam de preparo anterior.

Produtos como protetor solar, chapéus e repelentes são fundamentais para se proteger do sol e dos insetos. As roupas devem ser confortáveis para passar o dia, mas não deixe de levar agasalhos para passar a noite, pois a temperatura cai em locais de mata e o saco de dormir e a fogueira podem não dar conta.

Confira uma lista com o que você deve levar na mochila:

  • água potável;
  • alimentos fracionados, como barras de cereais e proteínas animas;
  • roupas adequadas (confortáveis e de frio);
  • protetor solar e repelente;
  • kit de primeiros socorros;
  • produtos de higiene pessoal.

Com as dicas e orientações deste post você será capaz de montar um kit de sobrevivência na selva para aproveitar melhor a sua aventura.

É fundamental não se esquecer dos elementos principais, já que será difícil conseguir alternativas na mata. Por isso, planeje sua viagem e escolha os itens com cuidado. Não se esqueça de procurar boas opções de marcas para ter uma ótima experiência na natureza.

E por falar em aventura, quer conhecer as melhores opções de ferramentas para utilizar na sua viagem? Confira a lista no site da Crosster e escolha a sua!

Você também pode gostar

2 Comentários

  • Responder Checklist: 9 itens do material para pesca que não podem faltar - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado dezembro 12, 2018 at 6:46 pm

    […] Para evitar esse tipo de problema, listaremos a seguir tudo o que não pode faltar no kit de quem está planejando a próxima ou a primeira pescaria. […]

  • Responder Você sabe quais são os equipamentos de sobrevivência mais importantes? - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado dezembro 28, 2018 at 4:12 pm

    […] algo com o qual certamente não vale a pena economizar é a sua integridade física. Montar um kit com equipamentos de sobrevivência de má qualidade transmitirá a falsa sensação de segurança que vai desmoronar no primeiro […]

  • Deixe um comentário