Outdoor

Manual de sobrevivência na selva: o que fazer em momentos de apuros?

setembro 4, 2018
Tempo de leitura 5 min

Você decidiu acampar no fim de semana, mas o que era para ser uma divertida aventura virou um grande desafio? Situações inesperadas, como se perder do grupo ou enfrentar uma forte chuva que tire você da trilha, podem acontecer com qualquer pessoa. Portanto, é preciso se preparar.

Ter os equipamentos certos e o conhecimento de um manual de sobrevivência na selva ajudarão você a superar qualquer adversidade. Estar perdido na mata colocará você em condições extremas. É preciso buscar formas de se alimentar, beber água, dormir e de se proteger de possíveis ataques de animais. A solidão pode ser também uma grande inimiga nessas horas.

Ninguém deseja passar por isso, é claro, mas saber o que fazer pode ser crucial. Por isso, nós listamos aqui as principais dicas do que você pode fazer caso pense em se aventurar na natureza algum dia. Boa leitura!

Avise conhecidos sobre o seu destino

Essa dica parece banal, mas muitos acabam por não incluí-la no planejamento inicial. Deixe amigos e parentes avisados sobre onde você vai, do seu trajeto e de quando planeja voltar. Caso não retorne no dia combinado, eles saberão que algo pode ter acontecido com você. Também poderão dar informações às autoridades de onde você possa estar e por quanto tempo está desaparecido.

Mantenha a calma para pensar com clareza

Aqui, novamente, trazemos uma orientação simples, mas que pode salvar a sua vida em situações extremas. Muitas pessoas se esquecem de como é importante não se desesperar e manter sempre pensamentos positivos sobre qualquer circunstância. Entrar em pânico fará com que você não consiga raciocinar direito para tomar decisões importantes.

O fogo não quer acender ou não consegue encontrar comida? Não se desespere. Manter-se tranquilo ajudará você a avaliar o cenário ao seu redor. Procure repensar uma estratégia e encontrar uma alternativa para uma situação da qual não consegue sair. Respire fundo e tente outra vez, porque a resposta pode estar bem debaixo do seu nariz.

Procure se alimentar e se hidratar

O ser humano consegue manter-se vivo sem água entre 3 e 5 dias. Mesmo assim, durante esse período, a função de alguns órgãos pode ficar comprometida. Por isso, é imprescindível encontrar uma maneira de se hidratar durante todo o tempo em que estiver na mata.

Tente encontrar um riacho ou rio do qual possa beber a água. Se não for possível, você pode criar seu próprio coletor para água da chuva ou de orvalho. Não se esqueça, no entanto, de ferver o líquido antes de ingerir. Caso não tenha meios de fazer fogo, improvise um coador com um pedaço de tecido para tirar as impurezas.

Outra dica valiosa é, antes de sair para sua nova aventura, tente se familiarizar com os frutos e plantas da região. Em um cenário de escassez, elas podem aliviar a sua fome. Não se esqueça de pesquisar aqueles tipos que podem ser venenosos para o ser humano e, por isso, evitados.

Na hora de procurar comida é preciso deixar de lado algumas exigências. Afinal, você não está em uma mesa de restaurante com um cardápio em mãos e um chef à sua disposição, não é mesmo? Inclua na sua lista de possíveis alimentos frutas, folhas, ovos, insetos e pequenos animais. Eles manterão você com a nutrição suficiente para continuar sua busca por ajuda.

Faça um abrigo e mantenha o corpo aquecido com uma fogueira

Se não tiver uma barraca, você deverá encontrar uma forma um pouco mais criativa de construir um abrigo. Você pode usar folhas, galhos e cipós para seu refúgio caso esteja num local com bastante vegetação. Em uma área de montanhas rochosas, lembre-se de procurar por lugares debaixo das pedras.

Algumas dicas devem ser observadas na hora de se abrigar. Evite ficar embaixo de grandes copas de árvores para se proteger de galhos e frutos. Afinal, tudo o que você não precisa nesse momento é de uma dor de cabeça. Construir um refúgio suspenso pode livrar você de visitas incômodas de alguns animais como cobras.

Lembre-se que, para fazer uma cobertura, você deverá usar folhas largas, como as de bananeiras. Além disso, uma grande quantidade delas no chão poderá fornecer-lhe uma cama macia durante a noite. Que tal encarar essa situação como uma grande brincadeira de criança?

Feito o abrigo, é a vez de acender uma fogueira. As chamas manterão seu corpo aquecido, iluminarão a área, servirão para cozinhar alimentos e ainda podem afastar alguns animais.

Há várias técnicas para acender o fogo nessas situações, das mais rudimentares às mais tecnológicas. Tente se familiarizar com algumas delas antes de sair em sua empreitada. Você nunca sabe quando precisará testar seus conhecimentos por aí.

Tenha ferramentas indicadas por um manual de sobrevivência na selva

Preparar-se bem para uma situação adversa é fundamental. Ao perder-se na mata, saber que tem consigo as ferramentas necessárias trará um certo alívio. Para isso, é bom investir em equipamentos de qualidade que não deixarão você na mão.

Uma loja especializada nesse tipo de material pode fornecer-lhe todas as informações necessárias para a compra. Com certeza você não se arrependerá. Tenha entre os seus pertences uma faca ou canivete com um bom corte e um alicate amolado. Lanternas, sinalizadores e cordas também poderão ser úteis nessas horas.

Você poderá usá-los para abrir caminho na mata, se proteger de algum animal, preparar sua comida e até mesmo para pedir socorro. Não se esqueça que a qualidade do material é fundamental nessas horas.

Como você pôde perceber, com algum conhecimento sobre um manual de sobrevivência na selva e os equipamentos adequados, é possível atravessar esse possível momento de dificuldade. Seguir essas dicas fará com que você ganhe tempo para buscar ajuda. Para que isso aconteça, o mais importante é prevenir-se. Ninguém está imune às adversidades, mas a forma como cada pessoa lida com elas fará toda a diferença.

O que achou do nosso post? Agora você se sente pronto para uma nova aventura? Saberia como sobreviver na mata? Deixe o seu comentário aqui no post sobre o que faria para atravessar uma situação como essa!

Você também pode gostar

6 Comentários

  • Responder 4 perguntas e respostas sobre o turismo de aventura - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado outubro 11, 2018 at 8:20 pm

    […] Agora que você já esclareceu as suas principais dúvidas sobre o turismo de aventura, saiba o que fazer em momentos de apuros neste manual de sobrevivência na selva! […]

  • Responder Tipos de lâminas para facas: qual é a melhor? - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado outubro 25, 2018 at 7:13 pm

    […] A maior parte das lâminas é produzida para a prática de atividades específicas com alto nível de eficiência. Contudo, algumas são concebidas para desempenhar múltiplas funções satisfatoriamente, como é o caso das lâminas empregadas em grande parte das facas de sobrevivência. […]

  • Responder Livros de sobrevivência: separamos os 3 melhores - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado novembro 6, 2018 at 12:34 am

    […] um engano acreditarmos que os relatos de casos de sobreviventes nas selvas ou em montanhas geladas não têm nada em comum com a nossa vida nos centros urbanos. Porém, um […]

  • Responder Aprenda como montar o seu kit de sobrevivência na selva - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado novembro 19, 2018 at 4:41 pm

    […] Sobreviver em condições extremas requer muito preparo. Além de estar pronto para a falta de estrutura, para a exigência física e psicológica, a escassez de alguns nutrientes e objetos pode complicar o programa. Dessa forma, montar um kit de sobrevivência na selva é uma tarefa fundamental para ter sucesso na aventura e não passar apertos dentro da floresta. […]

  • Responder Confira 5 benefícios dos esportes de aventura para aliviar o estresse - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado dezembro 27, 2018 at 6:19 pm

    […] de aventura, têm características próprias que os diferenciam das outras modalidades: desafio, sensação de risco em situações extremas e fuga de rotina. Com eles, um dia nunca será igual ao […]

  • Responder Fique por dentro: conheça os 5 esportes radicais mais praticados no Brasil - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado janeiro 24, 2019 at 4:08 pm

    […] versáteis que existem, pois engloba a prática de várias atividades diferentes, como caminhada, escalada e camping. Requer planejamento, organização, preparo físico e uma série de […]

  • Deixe um comentário