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Quais as principais modalidades de esporte ao ar livre nas cidades?

setembro 10, 2019
Tempo de leitura 4 min

Praticar exercícios é sempre bom, porém, quando se fala em esporte ao ar livre, a experiência se torna ainda melhor! Além de manter a saúde e aumentar a qualidade de vida, é possível se divertir e aproveitar o que de melhor esse tipo de atividade tem a oferecer.

Apesar de o dia a dia ser corrido, com um pouquinho de esforço, dá para encaixar uma prática esportiva na rotina. Os esportes ao ar livre são ainda mais fáceis de ser inseridos entre outros compromissos, pois nem sempre dependem de ir a um local específico. Prossiga com a leitura e veja as dicas de esporte ao ar livre que separamos para você.

Corrida

Praticamente qualquer lugar pode ser indicado para uma corrida. Tanto em parques ou complexos esportivos quanto nas ruas da cidade, correr traz benefícios para a saúde, como aumento da capacidade cardiorrespiratória, melhoria dos níveis de colesterol, redução de peso corporal, aumento da massa muscular, entre outros. Além disso, a corrida — ou até mesmo uma caminhada — é uma prática que pode ser desenvolvida à noite, horário mais acessível para quem trabalha durante o dia.

No entanto, é fundamental ter um tênis adequado para a prática, que deve ser adquirido sob orientação profissional. Dependendo do peso do corredor, do tipo de pisada e do solo em que a corrida será praticada, um calçado com características específicas deve ser utilizado. No caso de praticar o exercício à noite, um cuidado com a iluminação também é necessário.

Slackline

Se a pessoa também quiser aumentar o foco, concentração e memória, uma opção é se dedicar a outro esporte que pode ser praticado ao ar livre: o slackline. Ele contribui com o organismo ao corrigir a postura, proporcionar mais equilíbrio e aumentar a força muscular.

Isso tudo com as demais vantagens de um esporte ao ar livre, como maior absorção de vitamina D, possibilidade de respirar ar puro e conviver em um ambiente menos agitado e barulhento do que uma academia.

Bicicleta

Quando somos crianças, passamos boa parte do tempo rodando por aí de bike. No entanto, ao chegar à idade adulta, trocamos nossas atividades divertidas por compromissos profissionais e nos locomovemos para reuniões e locais de trabalho de carro ou transporte público.

Contudo, andar de bicicleta é muito mais saudável. Quem não puder utilizá-la como meio de transporte, pode aproveitar os momentos de folga para rodar pela cidade e, ao mesmo tempo, desfrutar os benefícios que a prática traz para o corpo, entre eles:

  • aumento da resistência muscular;
  • redução do colesterol;
  • regulação da pressão arterial;
  • melhora do fôlego e capacidade respiratória;
  • controle da glicemia;
  • impacto positivo na circulação sanguínea, entre outros.

Andar de bicicleta também é uma atividade que pode ser feita à noite — desde que tomados os devidos cuidados com a segurança e visibilidade.

Natação

A natação é um esporte ao ar livre que depende de um pouco mais de estrutura para ser praticado — como acesso a um clube ou a construção de uma piscina em casa. Mas, para quem tem condições, a prática é outra excelente opção na busca por um estilo de vida mais saudável.

Aquela fama da natação — que é considerada “um esporte completo” — tem embasamento científico. Afinal, está provado que a modalidade desenvolve a musculatura torácica, evita o desenvolvimento de doenças como asma e bronquite, aumenta a imunidade do organismo e, por trabalhar diversos músculos ao mesmo tempo, contribui para o equilíbrio do corpo como um todo.

Um bom mergulho ainda pode ajudar a recuperar lesões musculares, bem como melhorar a circulação sanguínea e proporcionar impactos positivos sobre a saúde mental por ser útil no combate à depressão e ansiedade. Além disso, ao promover um grande gasto calórico, a natação também é uma forte aliada na perda de peso.

Viram como a prática de esporte ao ar livre pode trazer grandes benefícios para a saúde? Além dos ganhos específicos proporcionados por cada atividade, também há vantagens que qualquer exercício feito na rua pode trazer, como aumento da absorção de vitamina D, maior socialização com outros atletas, contato com a natureza e muito mais!

E você? Qual seu esporte ao ar livre favorito? Conte para a gente deixando um comentário aqui no post!

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