Outdoor

Caminhada noturna: entenda já seus benefícios

setembro 10, 2018
Tempo de leitura 4 min

A caminhada noturna é uma boa maneira de praticar um esporte de forma diferente e se divertir vivendo algo novo. Ao contrário da atividade física feita durante o dia, a caminhada à noite permite que você explore novos ambientes e tenha a chance de sair da rotina de modo divertido e saudável.

Ainda não tem o hábito de caminhar de noite? Entenda os benefícios da caminhada noturna e saiba por que ela é a melhor escolha para você!

Traz benefícios físicos

A caminhada é uma das atividades físicas mais comuns porque ela pode ser feita por qualquer pessoa, independentemente de idade ou hábitos esportivos. Quem não se exercita com frequência pode caminhar e até mesmo quem já tem o costume de praticar uma atividade física não deixa a caminhada de lado.

A caminhada noturna promove a melhor circulação do sangue, melhora a respiração, fortalece os músculos inferiores, tonifica as pernas e melhora o condicionamento físico. Além disso, é um dos principais exercícios para quem quer emagrecer com saúde. Tudo isso em um ambiente mais fresco por causa da noite e menos incômodo devido à agitação do dia.

Tira da rotina

A caminhada noturna é uma ótima maneira de inserir a prática de atividade física no seu dia a dia sem cair na rotina de frequentar academias e se limitar aos exercícios comuns.

Enquanto durante o dia as rotinas são mais definidas e pouco maleáveis, durante a noite é possível adaptar melhor os horários e definir o tempo de prática da atividade conforme as suas necessidades. É possível sair da rotina não apenas na escolha de horários, mas na escolha do local também.

Além disso, para quem não gosta de acordar cedo para se exercitar, a caminhada noturna é uma excelente escolha porque permite descarregar o estresse do dia e liberar a endorfina, o que melhora consideravelmente a qualidade do sono.

Promove um contato com o ambiente de forma diferenciada

Durante o dia estamos muito ligados a uma rotina e sobra pouco tempo para observar com atenção os detalhes da cidade que vivemos ou do campo que visitamos. À noite, além de poder ter mais privacidade para caminhar, é possível explorar as áreas novas e se conectar com os espaços de forma diferenciada.

Além disso, quando se está no campo, a caminhada noturna permite que você tenha um contato ainda maior com a natureza, podendo conhecer novos animais, plantas e até mesmo aprender com a sua própria experiência.

Possibilita a observação de animais novos

Durante o dia, diversos animais de hábitos noturnos se recolhem esperando anoitecer. Corujas, morcegos, vaga-lumes, gambás e toupeiras são apenas alguns exemplos deles. Ao caminhar de noite é possível encontrá-los e mesclar a prática de uma atividade física à observação de animais que não são facilmente encontrados durante o dia.

Para conseguir aproveitar melhor e extrair o máximo desse momento, recomenda-se o uso de lanternas que ajudam a observar melhor os animais e o ambiente, além de binóculos que ampliam ainda mais o alcance da sua visão. É importante buscar os equipamentos adequados.

Permite mais consciência durante a prática da atividade física

Caminhar durante o dia significa estar sujeito a dezenas de estímulos externos que podem acabar prejudicando a sua percepção da prática da atividade física. Isso porque, durante o dia, o tráfego de carros é maior, o número de pessoas andando nas ruas é mais expressivo e o clima mais quente pode causar desconforto.

Durante a noite é possível se concentrar mais no momento presente e voltar a atenção para a caminhada em si e para a sua percepção do ambiente à sua volta, de forma natural e consciente. A ausência de barulhos extremos ajuda a escutar melhor os sons dos animais noturnos, da sua própria respiração e do ambiente, principalmente se a caminhada for feita no campo.

Além dos benefícios físicos, a caminhada noturna permite que você tenha um contato diferenciado com o espaço da sua cidade ou do campo, explore novos ambientes, saia da rotina e ainda melhore a qualidade da prática de uma atividade física.

Gostou do post? Então assine a newsletter para ficar por dentro das novidades da Crosster e receber mais dicas como estas!

Você também pode gostar

2 Comentários

  • Responder 5 esportes outdoor que você precisa conhecer - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado dezembro 27, 2018 at 8:29 pm

    […] A caminhada noturna é uma boa alternativa para aqueles que querem começar a praticar uma atividade física outdoor, mas ainda não se sentem confortáveis em se aventurar com esportes radicais, por exemplo. […]

  • Responder Saiba o que são lumens e como eles impactam na qualidade de iluminação - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado janeiro 24, 2019 at 8:51 pm

    […] ocorre a queda da energia elétrica, precisa produzir lumens suficientes apenas para conseguirmos caminhar, subir e descer escadas sem cair ou localizar objetos com facilidade em uma curta […]

  • Deixe um comentário