Casa & Estilo de Vida, Cutelaria, Ferramentas, Lanterna, Outdoor

4 perguntas e respostas sobre equipamento EDC

setembro 26, 2018
Tempo de leitura 6 min

Alguma vez você já se viu diante de um imprevisto no seu dia a dia e não sabia como sair dele? A luz acabou durante a noite, por exemplo, e não havia como trocar a lâmpada no escuro. Ou saiu para andar de bicicleta e uma peça se soltou no meio do caminho.

Situações inesperadas podem acontecer em qualquer momento do dia, durante as atividades mais comuns, e você precisa estar preparado. Quer saber como? Criando o seu próprio EDC (EveryDay Carry)!

Veja neste post a importância de ter um equipamento EDC e as dicas de como montar o seu próprio kit para levar em (quase) qualquer lugar, junto ao próprio corpo ou em uma bolsa. Confira!

1. O que é EDC (EveryDay Carry)?

O EveryDay Carry (“equipamento do dia a dia” em tradução livre) nada mais é do que um kit com alguns itens escolhidos por você para serem levados a qualquer lugar que haja necessidade deles. Esses objetos ajudam a sair de um momento de dificuldade, inclusive em situações de risco.

Os kits geralmente são escolhidos de acordo com a necessidade diária de cada um. Podem ter as mais diversas ferramentas, como facas e canivetes, lanternas, cordas, binóculo, multifuncional etc.

2. Qual a importância de ter um conjunto como esse?

A ideia de ter um EDC sempre por perto pode ser estranha a muita gente, mas é preciso estar sempre preparado para qualquer empecilho do dia a dia, dos mais corriqueiros até as emergências.

Precisa abrir uma caixa de papelão, cortar uma embalagem de plástico ou papel? Use um canivete para isso. Aquele móvel que você comprou pela internet chegou desmontado; situação perfeita para usar uma multiferramenta. Um blecaute no meio da noite? Use uma lanterna do seu kit EDC. Viu como são úteis?

3. Como escolher seu equipamento EDC?

Não existe um conjunto único de itens. Ele pode e deve ser personalizado de acordo com as suas necessidades. Se você não é daqueles aventureiros que gosta de acampar e passar dias na mata, talvez um machado para cortar madeira não precise estar na sua lista.

Entretanto, se usa a bicicleta como meio de transporte, ter um multifuncional vai ajudá-lo no reparo da bike. Analise o seu dia a dia e escolha o equipamento certo para você. Mas existem alguns itens básicos que podem fazer parte de qualquer EDC. Veja a lista a seguir!

Lâmina

Um canivete ou uma faca podem ter diversas utilidades, como abrir caixas e cartas, cortar cordas e fios etc. De qualquer forma, é preciso ter muito cuidado com a sua escolha, especialmente em relação ao tipo de lâmina.

Considere se você precisa de uma lâmina fixa ou dobrável, e defina qual o tamanho e a função dela. Enfim, o equipamento deve ser útil para você. Peça ajuda em uma loja especializada para escolher o seu modelo ideal.

Lanterna

Todo mundo já se viu em uma situação em que a luz acabou ou entrou em um local com pouca iluminação. Uma lanterna deixará você menos vulnerável e poderá apontar o caminho a seguir.

Aqui também é importante levar em conta o tamanho, o alcance da luz e o tipo de bateria. Avalie também a necessidade de uma lanterna de cabeçade mão ou em um chaveiro.

Não se esqueça de pesquisar sobre a durabilidade e a resistência a quedas e à água. Afinal, você não quer carregar um equipamento que vai deixá-lo na mão quando mais precisar, certo?

Kit de primeiros socorros

Já ouviu falar na expressão de que uma pessoa prevenida vale por duas? Ter sempre com você um kit de primeiros socorros pode salvar a sua vida ou a de outra pessoa. Carregue com você curativos, antissépticos, anti-inflamatórios e remédios para dor para o caso de pequenos ferimentos. Ter esse kit com você permite ganhar tempo para procurar ajuda.

Multifuncional

Existem inúmeros multifuncionais com diferentes funções. Eles podem ter abridor de latas e garrafas, lâmina de serra, saca-rolha, pinça, alicate, chave de fenda, entre muitas outras opções.

Suas atividades diárias e hobbies vão mostrar qual o melhor modelo. Gosta de pescar ou montar móveis? Ou quer apenas uma multiferramenta para fazer pequenos reparos? Tudo isso deve ser levado em conta na hora de escolher a sua.

Canetas

Quem nunca precisou de uma caneta e, na hora, colocou as mãos no bolso e não encontrou nada? Elas são úteis quando tiver que anotar um bilhete ou marcar algum lugar e, até mesmo, desempenhar outra função além da escrita.

Pode parecer uma dica banal, mas tenha sempre uma com você. As canetas não vão deixar você na mão como pode acontecer, por exemplo, com um celular sem bateria.

Bolsas e mochilas

As bolsas, mochilhas, bainhas e pochetes podem parecer óbvias, mas são indispensáveis na organização do seu EDC. Ter os seus equipamentos separados por bolsos e saber onde está cada um deles ajuda a economizar tempo e a agir rapidamente.

Vale inclusive investir em uma bolsa ou mochila com divisões, compartimentos específicos e de material resistente, porém leve, para tornar o transporte do seu EDC mais prático e confortável.

Se não quiser ter sempre uma mochila com você, que tal investir em uma calça cargo? Os grandes bolsos comportam os itens do seu kit e, assim, suas mãos ficarão livres. Esse tipo de calça ficou bastante popular entre aqueles que têm conjunto de EDC por conta da versatilidade da peça.

Outra solução seria usar o sistema Molle, conhecido em português como Sistema Modular de Transporte Leve. Funciona assim: você tem uma base, que pode ser um colete, calça ou mochila, e pode acoplar diferentes compartimentos para levar tudo o que precisa de uma forma prática e segura.

4. Como usar os itens com segurança?

Entender como funciona cada um dos equipamentos que você carrega é fundamental para não colocar em risco a sua segurança ou a de outras pessoas. Lembre-se que você, em muitos casos, carregará objetos que podem machucar se não forem utilizados de forma sensata e responsável.

É preciso respeitar a ferramenta e não usá-la em situações desnecessárias. Assim, você também garantirá uma vida útil longa ao equipamento. Além disso, avalie a real necessidade de levar todos os itens do seu kit quando for sair. Às vezes será preciso adaptá-lo de acordo com o seu destino. Você não poderá levar uma faca ou canivete para ir ao banco ou à boate, por exemplo.

Esses são apenas alguns dos itens e cabe a você avaliar que equipamento EDC fará parte do seu kit. Com isso em mente, procure por marcas renomadas e lojas especializadas para não cair em armadilhas. E lembre-se: muitas pessoas poderão questionar a necessidade de ter um conjunto como esse, mas você sabe como é importante estar sempre preparado para qualquer situação.

Já está pronto para montar o seu próprio EDC? Visite o site da Crosster e conheça os melhores produtos do mercado!

Você também pode gostar

8 Comentários

  • Responder Tipos de lanternas: escolha a melhor para a sua próxima aventura - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado novembro 19, 2018 at 8:03 pm

    […] muitos modelos no mercado e a escolha depende muito da aventura e do grau de complexidade e exigência dela. É importante dar atenção aos detalhes e comprar um […]

  • Responder Defesa pessoal: conheça 5 equipamentos que valem o investimento - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado dezembro 21, 2018 at 5:45 pm

    […] dito, o manuseio desses equipamentos de defesa pessoal deve ser feito depois de treinamento em locais sérios, para que você tenha […]

  • Responder Checklist: 9 itens do material para pesca que não podem faltar - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado dezembro 27, 2018 at 5:00 pm

    […] os equipamentos têm a função de armazenar a linha e facilitar tanto o seu lançamento quanto o recolhimento. […]

  • Responder Aprenda como montar o seu kit de sobrevivência na selva - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado dezembro 27, 2018 at 6:14 pm

    […] de todos os equipamentos EveryDay Carry (EDC) que veremos a seguir, algumas dicas são importantes para a sobrevivência na selva. Elas serão a […]

  • Responder Filmes sobre sobrevivência: listamos as melhores opções para você - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado dezembro 27, 2018 at 7:10 pm

    […] Apesar de ser uma situação extrema, 127 horas revela a importância de saber tomar decisões em momentos de risco. A luta pela sobrevivência pode levar qualquer um a atitudes drásticas, por isso, é fundamental estar preparado para encontrar o melhor caminho. […]

  • Responder Pedro Miguel janeiro 2, 2019 at 10:22 pm

    Olá,
    Recomendo vivamente o seu blog/site.
    Gostei muito do seu Post.
    Obrigado
    Pedro Miguel

    • Crosster
      Responder Crosster janeiro 4, 2019 at 3:42 pm

      Olá Pedro!

      Agradecemos o seu feedback e ficamos muito felizes com seu comentário 😉

      Equipe Crosster

    Deixe um comentário