Quem está acostumado a fazer trilhas sabe que a fase de preparação é quase tão importante quanto a atividade esportiva.
Escolher um trajeto compatível com o seu condicionamento físico e selecionar os equipamentos outdoor apropriados são algumas das providências para ter uma experiência bem-sucedida. Outro cuidado é selecionar adequadamente a roupa para fazer trilha, que varia bastante conforme o destino selecionado, a época do ano e a distância a ser percorrida.
A vestimenta apropriada é uma aliada fundamental do aventureiro por basicamente dois motivos: trata-se de fator de proteção contra uma série de agentes externos, como o sol, a umidade e o vento, além de proporcionar o conforto necessário para garantir a melhor performance possível.
A seguir, vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto para auxiliar os apaixonados por trilhas a decidir o que vestir em cada situação.
Selecionando sua roupa para fazer trilha
1. Shorts, bermuda e calças
Quem vai fazer uma trilha relativamente curta, onde o clima é quente ou ameno, e não há vegetação fechada, deve dar preferência ao uso de shorts ou bermudas. Esse tipo de vestimenta permite uma maior amplitude de movimentos e ajuda a driblar o calor.
Por outro lado, se o trajeto inclui trechos de mata ou é demorado a ponto de haver uma oscilação significativa da temperatura, o mais indicado é usar calças. De todo modo, sempre evite roupas de algodão, que retêm a umidade provocada pela transpiração. Tecidos sintéticos, como o poliéster, costumam ser a melhor alternativa, pois favorecem a evaporação do suor.
Em locais muito frios, apenas uma calça geralmente não basta: é preciso usar ceroulas fabricadas com tecido térmico, que têm um efeito isolante e ficam extremamente rentes ao corpo, inibindo a ação do frio.
2. Camiseta de manga curta ou comprida
O comprimento da manga também será definido pelo clima e pelas características da região. A manga comprida representa uma proteção importante contra insetos e o choque acidental de encontro a galhos e rochas, além de também afastar o frio.
Contudo, se nenhum desses fatores estiver presente, uma simples camiseta é a melhor pedida. Mas nada impede que você também leve uma de manga longa na mochila apenas por precaução.
3. Boné, gorro, luvas e óculos escuros
Proteger-se do sol é uma medida essencial, principalmente em trilhas longas. Muitas vezes um boné pode ser suficiente, mas, em outros casos, é mais recomendado usar um chapéu de abas largas, que fornece proteção mais ampla.
Quando se faz trilhas em regiões muito frias, a preocupação deve ser em preservar o calor do corpo. Nesse caso, um gorro é a opção mais recomendada para proteger a cabeça. Usar luvas também é muito importante, pois as mãos são uma das partes do corpo pelas quais mais perdemos energia térmica em temperaturas baixas.
Em qualquer clima ou época do ano, bons óculos escuros são sempre bem-vindos. Em especial quando há neve, pois, sem esse item, o reflexo da luz solar pode se tornar um verdadeiro tormento.
4. Tênis e bota para trilha
Segurança e conforto também devem ser prioridades no que se refere ao calçado. Em terrenos secos, com temperaturas amenas, um bom tênis será suficiente. Se existe a possibilidade de enfrentar frio e umidade, opte por uma bota própria para trilha. De todo modo, certifique-se de que o solado do seu calçado fornece atrito suficiente para evitar escorregões e quedas.
Por fim, a escolha da roupa para fazer trilha deve ser sempre guiada pelo bom senso. Selecionando destinos compatíveis com o vestuário do qual dispõe ou “tomando um banho de loja” antes de iniciar a sua aventura, dificilmente você terá surpresas desagradáveis. Nunca se esqueça de que, no âmbito dos esportes radicais, que envolvem mais risco, a preparação adequada é absolutamente fundamental.
Agora que você já sabe quais roupas deve escolher para fazer trilha, hora de se informar quanto ao melhor destino para esportes radicais no Brasil com o nosso artigo. Boa leitura!
Sem comentários