Casa & Estilo de Vida, Lanterna

Conheça a história e as características da marca Ledlenser

maio 2, 2019
Tempo de leitura 6 min

A Ledlenser é uma empresa alemã que ao longo das últimas três décadas se consolidou como referência mundial no mercado de lanternas. Seu catálogo conta com dezenas de produtos para a prática de atividades de diversas naturezas, sempre colocando as tecnologias mais avançadas à disposição do consumidor.

Hoje, a Ledlenser tem mais de 200 produtos patenteados, emprega cerca de 1.500 funcionários em suas fábricas e faz parte do cotidiano de aventureiros, policiais, militares, socorristas e até mesmo de pacatos pais de família.

Vamos conhecer um pouco mais de perto a trajetória dessa empresa e os motivos pelos quais ganhou tanto prestígio num período relativamente curto de tempo.

Ledlenser: de uma garagem para o mundo

Em 1993, os irmãos gêmeos Rainer e Harald Opolka começaram a trabalhar na garagem de casa, localizada na região sudoeste de Berlim, no protótipo de uma lanterna cuja tecnologia ainda estava muito longe de chegar às mãos do grande público. Em vez das convencionais lâmpadas de filamento incandescente, a V8 era equipada com LED, que tem maior capacidade de iluminação, resistência e tempo de vida útil.

Sem capital suficiente para começar a produzir a invenção em grande escala, os irmãos Opolka tentaram obter um empréstimo bancário, mas não tiveram sucesso. Eles não tinham nenhum imóvel para oferecer como garantia e ainda ouviram do gerente do banco que a V8 seria um fracasso de vendas.

Essa recusa serviu apenas como uma motivação extra para a dupla, que voltou à garagem e fundou a Ledlenser no mesmo ano de 1993, apesar de contar com recursos bastante modestos: um computador antigo, uma caixa de ferramentas, um caderno de anotações e cerca de 1.000 marcos alemães, que correspondem hoje a menos de 600 dólares.

Trabalhando dia e noite e confiando na qualidade e inovação do produto que haviam concebido, os irmãos Opolka conseguiram transformar uma ideia em realidade. Para surpresa dos próprios inventores, nos cinco primeiros anos de existência da Ledlenser, a empresa já havia vendido o equivalente a mais de 200 milhões de euros em lanternas!

Em 1997, uma sede com três mil m² foi adquirida na cidade de Soligen, a sudeste de Dusseldorf. Por trás das construções de tijolo aparente, com aspecto antigo, estão os modernos escritórios e laboratórios de testes e de pesquisa da Ledlenser.

Lá são concebidos todos os protótipos dos modelos de lanternas produzidos pela empresa. Uma vez aprovados, o processo de fabricação segue para a China, na cidade de Yangjiang, de onde os produtos são exportados para o mundo inteiro.

Tecnologia e design de ponta

O enorme sucesso da Ledlenser não foi capaz de acomodar o espírito criativo e inovador dos irmãos Opolka. Uma série de tecnologias absolutamente inovadoras brinda regularmente o vasto mercado consumidor fiel à marca.

Talvez a mais famosa seja a conhecida como Advanced Focus System (AFS), que canaliza o foco de luz de maneira extremamente eficiente por meio de um sistema único de refletores, com patente exclusiva da Ledlenser.

O AFS proporciona o dobro de luminosidade que outras lanternas e conta com um ajuste de foco cuja precisão impressiona até os especialistas nessa área. Direcionando o feixe de luz para um ponto específico, esse sistema de foco possibilita iluminar a longas distâncias com grande eficácia.

Em contrapartida, utilizando-se o foco “aberto”, a lanterna dotada do AFS produz um feixe de luz amplo, sendo possível ver com clareza tudo o que está ao nosso redor.

Além disso, todos os produtos da Ledlenser são concebidos com a preocupação de serem práticos, leves, fáceis de serem transportados e manuseados, mas sem nunca abrir mão da qualidade. Não por acaso, vários modelos de lanternas receberam prêmios internacionais de design e sustentabilidade.

Um dos produtos mais procurados, graças à sua incrível praticidade, são as lanternas de cabeça. Elas direcionam o foco de luz sempre para a direção desejada e permitem que o usuário tenha as duas mãos completamente livres para desenvolver outras atividades, sendo muito utilizadas por ciclistas, alpinistas e espeleólogos, por exemplo.

Versatilidade e compromisso com a comunidade

É quase impossível enumerar todas as situações em que uma boa lanterna se torna um equipamento essencial. O ajuste no motor de um carro, uma expedição de aventura no período noturno, o resgate de vítimas em condições adversas são apenas alguns exemplos de como é importante sempre contar uma boa lanterna.

Até mesmo a simples falta de energia elétrica em uma residência mostra como ter uma lanterna à mão é essencial. Com uma Ledlenser, qualquer pessoa já estará preparada para enfrentar essas e muitas outras situações.

Há ocasiões em que não basta ter uma lanterna: é preciso ter a melhor lanterna. A empresa, mais do que ninguém, sabe muito bem disso, e faz questão de colocar à disposição da sociedade os seus produtos em determinadas situações. Por isso, tem a política de doar centenas de lanternas às equipes de resgate quando ocorrem grandes desastres naturais, como quando aconteceu o Furacão Sandy, em 2012.

Qualidade que se traduz em garantia

Desde quando a empresa nasceu, os irmãos Opolka sempre tiveram em mente que de nada adiantaria criar produtos inovadores, com tecnologia de ponta e, ao mesmo tempo, frágeis. Assim, mesmo quando a Ledlenser deixou de fabricar seus produtos na Alemanha e passou a fazê-lo na China, em 2002, o compromisso com a qualidade foi mantido.

O controle de qualidade da empresa é composto por 24 testes diferentes, incluindo a exposição dos produtos a temperaturas extremas, altas pressões atmosféricas, água e rajadas de vento. O desempenho insatisfatório em qualquer um dos testes é suficiente para o produto ser imediatamente descartado, reduzindo drasticamente a possibilidade de mau funcionamento.

Graças a todo o cuidado empregado ao longo do processo de produção, desde a concepção do design, passando pela seleção das matérias-primas, até a fabricação propriamente dita, a Ledlenser se sente segura em fornecer garantia contra defeitos de material ou mão de obra, que em alguns casos chegam a até sete anos.

Pior do que não ter uma lanterna quando você mais precisa, é ter uma lanterna que não funciona. E quem tem uma Ledlenser não corre esse risco. Pelo contrário: tem a certeza de poder contar durante muito tempo com o que existe de mais moderno e eficiente em matéria de iluminação portátil.

Portanto, conheça os produtos da marca e tenha a certeza de contar com a qualidade que conquistou o mundo.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário