Lanterna, Outdoor

Conhece o LED RGB? Descubra seus diferenciais agora!

março 26, 2019
Tempo de leitura 6 min

Não importa se você precisa enxergar as coisas em casa à noite ou se localizar na escuridão da mata, é fundamental ter uma boa iluminação ao alcance da mão. O LED RGB ajudará nessas situações e muito mais.

As atividades outdoor, como trekking e pesca, são muito prazerosas, mas também podem ser difíceis quando não se está preparado para elas. Principalmente à noite, os obstáculos e perigos que a mata oferece são muitos. Além disso, mesmo que você conheça o lugar, precisa de segurança e equipamentos de qualidade.

Se você ainda não conhece as lanternas de LED RGB, não deixe de ler este artigo com tudo sobre a tecnologia perfeita para quem gosta de desafios. Vamos lá?

Entenda o que é LED RGB

O LED RGB é um tipo de LED encapsulado que oferece três tipos de cores para diferentes aplicações. RGB é a sigla em inglês para redgreen e blue, respectivamente vermelho, verde e azul.

Enquanto LEDs brancos apresentam apenas uma cor, o RGB dispõe das três já mencionadas, que oferecem mais vantagens em diferentes situações.

As lanternas com LED colorido são equipamentos ótimos para acampamentos, caça, pesca e também para uso policial e militar. Todas essas atividades exigem esse tipo de iluminação, digna de um bom kit de sobrevivência para qualquer situação extrema.

Saiba como o LED RGB funciona

O funcionamento de uma lanterna de RGB é muito similar ao de outras de LED branco, tornando seu uso bastante simples.

Algumas lanternas, na cabeça, possuem marcações das três cores — vermelho, verde e azul —, por isso basta girar essa parte do equipamento e selecionar a cor. Em outras basta mudar os modos para acessar estas cores. Esse sistema também é igual em modelos de lanternas coloridas que têm, além dessas cores, a luz branca.

Assim como em outros modelos de lanternas com ajuste de intensidade e de foco, alguns LEDs RGB também oferecem esses recursos. Há tipos de lanternas coloridas também que são chaveiro, o que facilita o transporte desse EDC.

Descubra os recursos de uma lanterna colorida

Além do sistema de troca de cor, uma lanterna de LED RGB oferece mais recursos para enfrentar adversidades sem passar apertos.

Autonomia

A alimentação das lanternas de RGB usa desde pilhas AA ou AAA até baterias 18650 ou CR123A, dependendo do modelo. Com isto, a autonomia pode variar de acordo com o modelo e a intensidade da luz. Alguns modelos podem chegar a estender esse tempo para mais de 20 horas de uso direto.

Alcance e luminosidade

Tudo depende do modelo, baterias utilizadas e a finalidade. Lanternas RGB são bem distintas entre si e cada uma será própria para usos específicos. Assim sendo, lanternas de caça terão alcance maior, enquanto lanternas utilitárias poderão usar pilhas e ter uma abertura de foco maior, iluminando uma área maior, mas com menos alcance.

Material

Quanto ao corpo da lanterna, o destaque fica para o alumínio, material resistente que proporciona maior durabilidade ao produto, além de acabamento de alta qualidade.

Vale reforçar que boas lanternas devem ter uma textura “áspera” na região onde são manuseadas. Esse simples detalhe dá a vantagem de um maior agarre na área, além de facilitar a identificação do corpo da lanterna na escuridão.

Resistência à água

Vale lembrar que diferentes lanternas possuem diferentes resistências à água, então conheça o modelo que você possui e qual a resistência do seu aparelho para evitar qualquer imprevisto em campo.

Outros tipos de LED RGB

Ainda há opções de lanternas para a cabeçacom ajuste de luz, ângulo, intensidade e foco, e recarregáveis via USB, o que confere maior praticidade em relação aos modelos a pilha.

Conheça as vantagens e usos do LED RGB

É possível elencar as vantagens do LED RGB baseando-se no uso de cada cor.

Vermelho

A luz vermelha aumenta o contraste nos objetos em que é direcionada, melhorando a visão no escuro e ressaltando detalhes.

Além disso, essa cor de LED não reflete como a luz branca. Isso melhora a visão em ambientes escuros, o que a torna ideal para ser usada à noite sem afetar o que se quer ver no ambiente ou ofuscar a visualização.

Essa luz também não atrai animais ou insetos, frequentes em ambientes de mata, pois não está dentro do espectro de visão deles. Dá para acender uma lanterna com luz vermelha, por exemplo, sem atrair insetos para a tenda ou barraca.

Verde

O LED verde é mais suave para os olhos de pessoas ou de animais. Portanto, usar a cor verde à noite é uma ótima opção para não assustá-los nem atraí-los.

Essa cor também destaca a presa do restante do ambiente; em contraste com a cor da pelagem ou das penas, é possível enxergar com mais clareza o animal. Além do uso na caça, o LED RGB verde também é muito útil para a pesca.

Azul

A luz azul é suave, não interfere na visão noturna e oferece uma intensidade ideal para fazer a leitura de documentos, mapas e outros materiais.

Outro fator que faz da luz azul essencial para o uso em condições adversas é que evidencia a cor do sangue. Por esse motivo, é muito utilizada por equipes de salvamento que precisam encontrar vestígios de pessoas ou animais machucados. Também pode ser utilizada pela perícia criminal.

Em uso urbano, as lanternas de LED RGB são muito úteis quando a energia acaba e você precisa de uma iluminação que o mantenha seguro onde estiver.

Já para uso em atividades outdoor, o LED RGB é ideal e desempenha toda sua funcionalidade em matas fechadas e acampamentos. Essas atividades requerem proteção e segurança para caminhar, especialmente à noite. Com a lanterna na mão, você fica mais preparado para enfrentar as adversidades comuns a essas práticas de aventura.

Acampar, pescar, caçar e outras atividades do tipo exigem EDCs de alta qualidade. Não basta apenas estar acompanhado de alguém mais experiente; ter a sua própria LED RGB para a aventura o fará mais preparado e independente.

Se você quer encontrar o equipamento ideal para seus objetivos, não perca mais tempo e conheça toda a linha de lanternas, EDCs e equipamentos de ponta da Crosster para acompanhar suas atividades!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário