Casa & Estilo de Vida, Cutelaria

Cold steel: é garantia de qualidade e resistência!

março 26, 2019
Tempo de leitura 6 min

Nenhuma empresa se torna referência mundial em seu segmento do dia para a noite ou por mero acaso e a Cold Steel não foge a essa regra. Há décadas fabricando facas, canivetes, machados, entre outras ferramentas e armas, a marca tornou-se sinônimo de resistência, durabilidade e confiança.

Contudo, um dos fatores mais impressionantes dessa história de sucesso não seja como a Cold Steel atingiu um patamar de qualidade tão elevado, mas como é capaz de mantê-lo, ano após ano, durante tanto tempo. Para compreender esse verdadeiro fenômeno, vamos fazer um passeio pela trajetória da empresa, bem como pelos detalhes que transformaram seus produtos em objetos de desejo em todo o planeta.

A origem da Cold Steel

Cold Steel surgiu graças ao idealismo e empreendedorismo de Lynn C. Thompson, um norte-americano que cresceu no Brasil, onde seu pai era fazendeiro. Praticante de artes marciais desde a infância, Lynn usava facas em seus treinos e enfrentava o mesmo tipo de problema com frequência: elas se quebravam.

Todas as vezes que entrou em contato com as fabricantes, foi oferecida a reposição do produto danificado. Entretanto, isso não bastava. Ele queria facas resistentes, nas quais pudesse confiar não somente para treinar, mas em situações extremas. Além se sentir na prática a falta de um produto que atendesse às suas necessidades, também vislumbrou um nicho do mercado que ainda não havia sido explorado adequadamente.

Quando sua família retornou para os EUA, Lynn estava determinado a começar a produzir a sua própria linha de facas e canivetes, o que aconteceu na Califórnia, em 1980, ano de fundação da Cold Steel.

Um padrão bélico de qualidade

Há muitos anos a Cold Steel tem uma linha de artigos bastante extensa. Mas, no início, todos os esforços foram direcionados para a produção de facas e canivetes, sempre norteados pelo desejo de Lynn C. Thompson de criar produtos de altíssima qualidade.

Para ele, facas e canivetes são armas, ainda que sejam úteis em vários outros cenários que não envolvam defesa pessoal. Isso porque o padrão de qualidade exigido quando se produz uma arma é o mais elevado possível, já que vidas humanas dependem do seu correto funcionamento.

Ao focar na natureza bélica dos seus produtos, Lynn acabou garantindo a satisfação de todos os clientes, mesmo os que utilizavam as facas e os canivetes apenas em esportes de aventura ou como ferramenta de trabalho.

Esse grau extremo de preocupação com a confiabilidade dos produtos da Cold Steel recebeu a chancela imediata de um público muito especial: membros do exército norte-americano, policiais e a comunidade especializada em defesa pessoal.

Diante da ótima receptividade, Lynn decidiu manter os mesmos parâmetros adotados na manufatura das facas e canivetes para todo o catálogo da empresa, que hoje é composto por mais de 600 produtos, incluindo machadosfacões, espadas e até zarabatanas.

A rotina de testes

Em alguns setores, há órgãos responsáveis por emitir certificados de qualidade com validade internacional. Mas no segmento de lâminas e ferramentas ainda não foi adotado um controle dessa espécie para atestar a confiabilidade dos produtos.

Logo, a única alternativa que resta ao consumidor é acreditar na palavra do próprio fabricante, torcendo para que ele seja honesto e responsável. Mas, no que diz respeito à Cold Steel, há motivos de sobra para confiar nas especificações de cada um dos seus artigos.

Preocupado em assegurar o mais alto grau de qualidade possível, o idealista da marca estabeleceu um protocolo de testes tão rigoroso que beiram o exagero. Porém, fiel ao propósito que o motivou a fundar a empresa, Lynn prefere pecar pelo excesso do que pela falta.

Por isso, nenhum produto da marca chega ao mercado se houver a mais remota possibilidade de apresentar um defeito capaz de colocar a integridade física dos consumidores em risco. Existe a garantia integral da qualidade do material utilizado e da ausência de falha na mão-de obra.

Esse diferencial em relação aos concorrentes é muito bem-explorado nas ações de publicidade da Cold Steel. Entre elas, destaca-se a série de vídeos denominada PROOF, nos quais há demonstrações dos produtos da marca (muitos com a participação do próprio Lynn) e parte dos testes de qualidade aos quais eles são submetidos.

O uso da tecnologia associada à tradição

A durabilidade dos produtos Cold Steel se deve, em grande parte, à seleção das matérias-primas utilizadas, sobretudo no que diz respeito ao aço. Apesar de estar sediada na Califórnia, a empresa não poupou esforços para contar com os melhores aços já fabricados pelo homem, independentemente da origem.

Esse é o caso do lendário aço Tamahagane, que desde o século XIV é utilizado pelos japoneses na fabricação de katanas. Com ele, a Cold Steel desenvolveu uma linha especial, denominada San Mai. Suas lâminas são compostas por três camadas de aço, uma com grande concentração de carbono, que garante alto nível de dureza, e duas nas laterais com menos carbono para facilitar a afiação e privilegiar o corte.

Tri-Ad Lock: o maior triunfo da Cold Steel

Um dos mercados nos quais a Cold Steel possui reputação mais elevada é o de canivetes. Caracterizados por contarem com lâminas retráteis, os canivetes apresentam a grande vantagem de serem discretos e compactos. Mas da mesma maneira que a lâmina retrátil gera praticidade, também pode representar um perigo. Caso ela se feche acidentalmente sobre os dedos de quem manuseia o canivete, as consequências serão terríveis.

Por isso, praticamente todos os canivetes são equipados com algum sistema de trava para impedir o fechamento da lâmina no momento errado. Nenhum, entretanto, é mais eficiente e seguro do que o Tri-Ad Lock, mecanismo desenvolvido pelo mestre em cutelaria Andrew Demko com exclusividade para a Cold Steel. Um canivete com esse sistema acionado é capaz de suportar mais de 350 kg e permanecer aberto, façanha que nenhum outro tipo de trava conseguiu realizar até o momento.

Portanto, quem está procurando um produto no qual pode confiar de olhos fechados, deve manter a Cold Steel no topo da sua lista de prioridades. Uma empresa que não aceita nada menos do que a perfeição e confia tanto na qualidade de seus artigos que assume uma postura de total transparência perante os consumidores.

Se você ainda tiver alguma dúvida em relação à Cold Steel ou a qualquer outro item comercializado pela Crosster, sinta-se sempre à vontade para entrar em contato com a nossa equipe.

Você também pode gostar

1 comentário

  • Avatar
    Responder Bruce abril 17, 2019 at 12:11 pm

    Loja muito foda

  • Deixe um comentário