Cutelaria, Ferramentas

Equipamentos em polímero: fique por dentro das principais vantagens

agosto 15, 2019
Tempo de leitura 6 min

Com o crescente uso de materiais plásticos, diversas indústrias de tecnologia estão em busca de aprimoramentos para o polímero, que pode substituir peças feitas em metal ou madeira, por exemplo. Essa troca de materiais é vantajosa para os fabricantes, que podem utilizar uma matéria-prima mais barata e de qualidade equivalente, e para os consumidores, que terão equipamentos em polímero, mais leves, duráveis e igualmente resistentes.

Sendo assim, a busca por materiais com uma performance melhor e pela redução de peso e custo total de fabricação contribuiu para que fossem desenvolvidas outras tecnologias, como os polímeros, que apresentam propriedades similares e baixo custo. De acordo com Vitor Holderer, apresentador do canal da Crosster, “esse material é muito duro e resistente, que tem capacidade de perfurar, mas que não corta tão bem quanto uma faca de metal tradicional.”

Se você quer saber mais sobre os equipamentos em polímero e quais são as vantagens que esse material pode oferecer, confira este artigo que preparamos para você. Boa leitura!

Os equipamentos em polímero

O polímero é um dos materiais mais utilizados na indústria plástica. Ele é formado por várias unidades, chamadas de meros, e pode ter aplicação comercial e estrutural. O polímero é produzido em laboratório e a matéria-prima principal para a sua fabricação é o petróleo. Os mais conhecidos são o polimetacrilato de metila (acrílico), o poliestireno, o policloreto de vinila (PVC), o polietileno e o polipropileno.

Atualmente, o polímero tem sido uma alternativa para o metal. Por exemplo, existem algumas facas, que podem ser tanto de treino como de corte, que são em polímero.

“As facas e outros equipamentos em polímero mais conhecidos são as push daggers e algumas facas”, diz Vitor. Eles são muito utilizados como instrumentos de defesa pessoal, pois não são identificados em detectores de metal e são muito leves para carregar, diferentemente das facas metálicas, que são mais pesadas e robustas.

Além disso, os polímeros são utilizados para fabricar outros equipamentos de defesa, como as escovas de cabelo que contêm uma estaca por dentro, perfeito para carregar na bolsa, sendo fabricada totalmente em polímero.

As vantagens dos equipamentos em polímero

Poder substituir o metal por outros materiais mais leves e também resistentes, como o polímero, é muito vantajoso. Há um grande crescimento e desenvolvimento de pesquisas nessa área, que buscam novas soluções e melhorias para os equipamentos em polímero.

Mesmo com os benefícios do metal, que proporciona produtos resistentes e precisos, ele é um material mais caro e mais pesado que o polímero. No mais, peças de plástico podem ser moldadas em muitas formas e cores diferentes, “criando ferramentas maleáveis e que não quebram com facilidade, além de serem mais baratas”, aponta o apresentador.

Vale ressaltar que, mesmo sendo um material muito leve e versátil, os polímeros são amplamente utilizados pelas suas propriedades como boa rigidez, resistência ao desgaste, baixo coeficiente de atrito, dentre outros.

A utilização e tipos de equipamentos em polímero

Os principais equipamentos em polímero são as facas de combate, que são perfurantes e para defesa pessoal, e as facas para treino, que são mais grossas e não têm pontas afiadas. Há também opções de bastões, que são em formato de bastão de basebol, úteis para garantir a sua segurança.

“Fora isso, existem cabos de facas, estantes e outros móveis”, ressalta Vitor. Hoje em dia, são feitas muitas coisas com impressão 3D, que também utiliza uma espécie de polímero e que pode ser usada para criar equipamentos com as mais diversas funcionalidades, sem problema nenhum.

O Griv-Ex

Segundo Vitor, “o Griv-Ex é um polímero específico da Cold Steel, que trabalha com alguns materiais específicos deles. Ele é uma mistura de fibra de vidro e nylon, então tem maior aderência na mão, sendo utilizado em um cabo de faca, por exemplo. Mesmo que a mão esteja molhada, a faca não vai escapar.”

Outras características e vantagens desse material são:

  • rigidez e dureza superior em elevadas temperaturas;
  • baixa perda de propriedade após absorção de umidade;
  • boa estabilidade dimensional;
  • baixo empenamento das peças;
  • ótimo acabamento superficial.

A importância da reciclagem de equipamentos em polímero

“Os polímeros são plásticos, o que implica na necessidade de reciclagem dos produtos fabricados a partir deles, depois de estragarem ou serem jogados fora.” Contudo, nem todos podem ser reciclados diretamente, pois não é possível refundi-los ou separá-los em partículas menores.

Algumas indústrias e lojas queimam os equipamentos em polímero quando não há como reciclar o material. Porém, isso não é aconselhado, visto que a queima libera alguns gases tóxicos para a saúde humana e para a natureza.

A primeira etapa para reciclar produtos feitos de polímero é a separação dos materiais termoplásticos e dos materiais termorrígidos. O primeiro se molda a qualquer forma quando é aquecido, enquanto o segundo não amolece com o calor e, por esse motivo, não pode ser reciclado.

Depois dessa separação, a continuação do processo de reciclagem vai depender do tipo do material. Na reciclagem primária, não há derretimento do equipamento para a criação de um novo, mas ocorre a utilização do item para outras finalidades. Na secundária, por sua vez, o produto é quebrado em pequenos pedaços e posteriormente derretido, sendo unificado para criar materiais de menor valor, como sacos de lixo e solas de sapato.

Na sequência, temos a reciclagem terciária. Ela é a mais complexa, pois o material é todo reprocessado, fazendo com que ele atinja a sua antiga forma de monômero. Dessa forma, pode ser criado o mesmo produto novamente, ou misturá-lo com outro tipo de plástico para formar equipamentos em polímero ainda mais resistentes.

Por fim, a reciclagem quaternária é aquela que tem como objetivo transformar o plástico em combustível, dentro de um processo muito mais sofisticado.

Como você viu, os equipamentos em polímero são o futuro para os utensílios de cozinha, ferramentas de autodefesa e até de treino. Poder contar com materiais mais leves e que são igualmente resistentes é uma ótima solução para ter sempre à mão equipamentos de corte e de segurança.

Quer saber mais sobre os equipamentos em polímero? Confira a faca Karambit, da Cold Steel!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário