Cutelaria

Defesa pessoal: conheça 5 equipamentos que valem o investimento

dezembro 15, 2018
Tempo de leitura 3 min

A defesa pessoal tornou-se uma aliada em tempos de violência crescente nos grandes centros, e é importante ter noções de sobrevivência.

Mas vale ressaltar que este conteúdo tem um teor informativo, sem incentivar a reação a qualquer tipo de abordagem, pois condenamos toda forma de violência.

Notícias de abordagens sofridas por pessoas comuns, que têm seus objetos furtados ou mesmo experimentam alguma ameaça à integridade física, são mais comuns do que gostaríamos e é fundamental que, em um momento de tensão com esse, a única preocupação seja manter-se vivo.

Pensando nisso, neste post trazemos, além do conceito de defesa pessoal, 5 tipos de equipamentos de combate que podem ser utilizados para a proteção — com destaque aos cuidados de manuseio e à legislação que rege a utilização. Confira!

O que é a defesa pessoal?

A defesa pessoal ensina técnicas para que uma pessoa em desvantagem se proteja de uma situação de perigo, independentemente do porte físico, da idade, do sexo ou da condição do agressor e de quem se defende. Ela se baseia em técnicas específicas, no desenvolvimento da autoconfiança e no controle do medo.

Se você deseja adotar a defesa pessoal como um meio de se precaver dessas ações, é fundamental que as técnicas sejam conhecidas e praticadas em locais sérios, com profissionais habilitados, para desenvolver corretamente a autodefesa pautada na legitimidade da sobrevivência.

O Krav Maga, por exemplo, é reconhecido mundialmente como técnicas de defesa pessoal que ensinam o passo a passo de como se proteger e imobilizar um agressor em reação adversa.

Quais tipos de equipamentos podem ser usados para a defesa pessoal?

Existem diversos equipamentos que podem ser utilizados na defesa pessoal e que não são considerados como armas proibidas pela legislação. Confira 5 opções eficientes!

1. Facas

As facas podem ser usadas e portadas no dia a dia, com a finalidade primária de ter uma ferramenta de corte sempre à mão para abrir caixas, cortar cordas e, de forma atípica, serem utilizadas para defesa.

2. Canivetes

Os canivetes têm lâmina dobrável ou retrátil e tamanhos diversos, podendo ser portado de forma casual no bolso e produzir ferimentos graves no oponente. Você precisa de certo tempo e manuseio para abri-lo eficientemente ou escolher um modelo com abertura Wave para agilizar o saque.

3. Bastões

Confeccionado em alumínio, ferro ou polímero, podem provocar dor profunda por golpes nas regiões sensíveis do corpo, causando imobilidade momentânea e até mesmo atordoamento (o que abre vantagem para a fuga).

4. Kubaton

Kubaton é um bastão pequeno, pouco maior que a palma da mão, com ponta específica que potencializa a pancada rápida em pontos vitais, capaz de provocar dor profunda e neutralizar uma ação de ataque.

5. Push dagger

É um estilo de adaga com lâmina curta e cabo em formato de T, utilizada presa à mão, normalmente entre o indicador e o dedo médio.

O que a lei diz sobre o uso desses equipamentos?

O artigo 5º da Constituição Federal de 1988 diz respeito às garantias e direitos fundamentais de cada cidadão e, precisamente no inciso II ““ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”.

Partindo do princípio da legalidade, o porte de instrumentos de defesa pessoal não pode ser considerado ilegal perante a lei, cabendo ao usuário o bom senso, preparo adequado e manuseio somente em casos extremos.

Como dito, o manuseio desses equipamentos de defesa pessoal deve ser feito depois de treinamento em locais sérios, para que você tenha segurança e saiba exatamente como reagir, caso passe por alguma situação inesperada.

Se você deseja conhecer mais tipos de facas e marcas para contextualizar o cenário de defesa pessoal e integridade física, confira o que há de maior qualidade e eficiência no mercado em nosso site!

Você também pode gostar

3 Comentários

  • Responder Conheça 8 tipos de ferramentas de corte e as diferenças entre elas - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado janeiro 8, 2019 at 2:02 pm

    […] discretos. Porém, assim como as facas, podem ser apropriados para diferentes finalidades, como a defesa pessoal. Além disso, têm várias formas de abertura da lâmina, e algumas exigem destreza e conhecimento […]

  • Responder Jurandi maio 31, 2019 at 8:57 pm

    EXCELENTES esclarecimentos.

    • Crosster
      Responder Crosster junho 9, 2019 at 11:47 am

      Agradecemos o feedback! Esperamos que você goste também dos outros conteúdos do nosso Portal!

      Atenciosamente,

      Equipe Crosster

    Deixe um comentário