Outdoor

Saiba como escolher um bom binóculo

agosto 28, 2018
Tempo de leitura 4 min

O binóculo é um item indispensável para esportistas, aventureiros e exploradores. Sua tecnologia permite observar imagens distantes com maior tamanho e nitidez. Mas existem diversos modelos no mercado, que variam desde o tamanho até os componentes internos. E saber como escolher um binóculo vai ajudar você a aproveitar melhor suas atividades e garantir momentos espetaculares e inesquecíveis.

Neste post, você aprenderá algumas dicas para escolher o binóculo ideal, além de entender algumas informações técnicas sobre esse item. Continue a leitura para saber mais!

Quais são os principais tipos de binóculos?

Existem diferentes tipos de binóculos disponíveis para venda no mercado brasileiro. As configurações variam de acordo com o uso e as condições do ambiente.

  • Padrão: são os de tamanho tradicional, com a lente a partir de 35 milímetros de diâmetro;
  • compact: é um tipo moderno e dobrável, com a lente por volta de 25 mm;
  • grande angular: são os binóculos existentes em praças, que permitem enxergar um grande campo de visão;
  • zoom: são recomendados para observar um objeto específico, graças ao seu poder de aproximação.

Como escolher um binóculo?

Algumas características devem ser analisadas antes de escolher o seu binóculo. Elas variam, principalmente, pelo objetivo do uso. A seguir, separamos cinco delas para que você avalie melhor.

Verifique a ampliação

A ampliação indica a diferença da visão do objeto em condições normais e com o uso do binóculo, de modo que, quanto maior for a ampliação, maior será a observação. Entretanto, a qualidade de imagem e o campo de visão serão menores. Com luz natural, um de 7x é o suficiente, enquanto na astronomia é necessário um de 15x ou mais.

Analise os tipos de revestimento

O revestimento evita a reflexão de luz, o que diminui a nitidez da imagem. A sua qualidade influencia diretamente na captação da luz, ou seja, quanto melhor a lente for revestida, melhor será a imagem.

Considere a distância da lente ocular

As lentes oculares do binóculo precisam ficar a uma distância confortável dos olhos, evitando um esforço excessivo da visão. Essa distância, geralmente, mede entre 5 e 20 milímetros. Entretanto, se você usar óculos, é necessária uma distância de pelo menos 14 mm.

Compare o design do prisma

O prisma tem o papel de direcionar a imagem captada pela lente objetiva para a lente ocular, por onde o usuário observa. São dois formatos mais comuns: o porro e o roof. No porro, os prismas não são alinhados, o que aumenta a sua profundidade e o seu tamanho. Já o roof são dois prismas retos, o que o torna menor, porém mais caro e complexo.

Escolha o campo de visão necessário para as suas atividades

Dentro das especificações do binóculo, você encontrará o campo de visão. Ele indicará a largura e a distância que você consegue visualizar com o aparelho. Quanto maior for o campo de visão, maior será a imagem observada. Por outro lado, quanto maior a ampliação, menor o campo de visão.

O que significam os números do binóculo?

A referência dos binóculos é feita por dois números, separados por um “x”. Ou seja, durante a seleção, você deve observar que além do modelo e da marca, haverá informações como “10×50” ou “8×42”.

O primeiro número indica o poder de ampliação. Isso significa que essa lente fará os objetos aparecerem essa quantidade de vezes mais próximos. Já o segundo é o diâmetro das lentes frontais (objetiva), o que influencia no tamanho do binóculo.

Esses itens variam conforme os objetivos de uso e a observação de imagem. Por isso, é importante saber como escolher um binóculo, de modo a adequá-lo às suas necessidades e aproveitar melhor as atividades ao ar livre. Você pode encontrar ótimas opções em lojas virtuais, com qualidade de serviço e atendimento.

Crosster é uma empresa com anos de experiência no mercado e tem diversos modelos de binóculos disponíveis. Entre agora no site e escolha o seu!

Você também pode gostar

3 Comentários

  • Responder 4 perguntas e respostas sobre o turismo de aventura - Blog - Crosster, sempre preparadoBlog – Crosster, sempre preparado janeiro 22, 2019 at 12:41 pm

    […] roteiros que envolvem a observação de animais e paisagens selvagens, recomenda-se o uso de um bom binóculo. Com esse equipamento é possível ampliar ainda mais as experiências sensoriais e aproveitar […]

  • Responder Adriana Kajio março 30, 2019 at 10:53 pm

    gostaria de saber qual o binoculo pra assistir Cirque de Soleil no Ibirapuera… poltronas distantes…
    com um preço bom

    Aguardo ajuda de vcs

    desde já
    obrigada

  • Deixe um comentário