Ferramentas, Outdoor

Já ouviu falar em enxerto de plantas? Descubra por que é feito

junho 13, 2019
Tempo de leitura 3 min

A produção de mudas de plantas constitui uma das etapas mais importantes do cultivo em vários segmentos da agricultura. Seja para ornamentação ou frutíferas, o desenvolvimento e aplicação de técnicas influenciam no resultado e qualidade das plantas.

Confira neste post o que é enxerto de plantas, quando deve ser realizado e a importância desta técnica milenar para todos os segmentos da agricultura moderna e para a qualidade das mudas e dos frutos.

O que é enxerto de plantas

Enxerto é um método de união de duas plantas diferentes que compartilham nutrientes e crescem simultaneamente em um único pé. Está prática já é adotada há mais de 4000 anos.

A primeira planta é chamada de enxerto — essa é a que vai receber nutrientes e gerar frutos; já a segunda planta é chamada de porta-enxerto e é a que vai fornecer os nutrientes e dar suporte para o crescimento.

O enxerto é indicado em situações nas quais o solo não apresenta as condições necessárias para o crescimento de determinada espécie. Enxertando uma planta na outra, esta com resistência às condições locais, teremos uma planta produtiva.

Uma grande vantagem desse método é que o porta-enxerto permite cultivos em regiões pouco férteis — seja por oscilações do clima, seja pela presença de bactérias, pragas e fungos —, permitindo a produção de um fruto com mais qualidade.

A aplicação comercial dessa técnica é forte na produção de frutas. Bastante aplicada no desenvolvimento de mudas de laranja, limão, pêssego, tomate, entre várias outras culturas, produz frutos mais cedo e ajuda a manter as plantas menores, facilitando a colheita.

Em muitos casos, as espécies têm capacidade para produzir frutos em quantidade e qualidade, mas a raiz não se desenvolve o suficiente para garantir a produção durante um período mais extenso. Consequentemente, a planta perde força e reduz a capacidade produtiva.

Unir raízes fortes de uma espécie com a copa de outra proporciona uma planta mais completa e resistente a períodos de seca e adversidades no solo.

Dicas importantes para o enxerto de plantas

O enxerto não é uma tarefa tão simples quanto parece e requer um pouco de cautela e informações precisas para ter sucesso. Existem várias formas de enxertar, sendo que o tipo de corte é a principal diferença entre elas. É necessário atentar a alguns aspectos para o bom desenvolvimento da planta.

Genética da planta

É importante pesquisar a afinidade das plantas envolvidas e evitar rejeições ou incompatibilidades que podem comprometer o crescimento da muda. É preciso ter uma relação genética entre elas.

Cuidados com a superfície

As superfícies cortadas devem estar limpas e lisas, garantindo que o contato seja uniforme sem impedir a circulação da seiva e transferência de nutrientes e água entre as plantas.

Cuidados com o corte

Evitar exposições inadequadas da planta ao sol, solo e ação do vento é fundamental para ter sucesso no desenvolvimento. Como a muda é muito sensível, o responsável deve ter habilidade e cuidado para evitar fatores que agridam a planta.

Ferramentas para fazer enxertos

O ferramental necessário e adequado para aplicar o enxerto deve ser próprio para jardinagem e enxertia. O canivete deve ser bem amolado e de qualidade para que o corte seja preciso, sem agredir a muda. Uma fita plástica deve ser usada para amarrar a planta no receptor, evitando a entrada de água e ar. Importante realizar a amarração a 20 cm do solo e retirar os brotos próximos para não abafar a muda.

Não se esqueça de sempre optar por equipamentos de marcas confiáveis — os produtos são de qualidade e garantem que você terá a precisão necessária sem comprometer a realização do seu enxerto de plantas. Toda pessoa que se interessa por atividades outdoor deve ter os melhores equipamentos e ferramentas do mercado.

E aí, gostou do conteúdo? Tem alguma dica para realização do enxerto de plantas? Compartilhe com a gente nos comentários!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário