Os equipamentos de escalada são essenciais para garantir que os escaladores pratiquem o esporte de forma segura. A modalidade é exigente e, além da coragem, requer do praticante um bom condicionamento físico e técnica em estruturas verticais.
Mais do que desafiar os limites entre vias, fendas e paredões, a escalada se tornou um estilo de vida daqueles que gostam de apreciar a natureza das alturas. Utilizar bons equipamentos é sinônimo de responsabilidade e inteligência de quem deseja repetir a dose e contar histórias.
Neste post, vamos apresentar os equipamentos de escalada mais importantes e a funcionalidade de cada um deles. Confira!
Conheça os 5 principais equipamentos de escalada
1. Sapatilha
A estabilidade entre as fendas e rochas é adquirida principalmente pelo apoio dos pés. É esse apoio que permite uma melhor impulsão e avanço na via. Fazer isso com um calçado inadequado, além do risco de perder aquele tênis de que você tanto gosta, poderá causar danos irreversíveis em caso de lesões.
A sapatilha para escalada tem formato específico, com curvatura dos dedos de forma mais acentuada para auxiliar no encaixe a uma estrutura desnivelada e evitar os deslizamentos.
2. Capacete
Em queda livre, o corpo humano tem uma força de impacto maior que o normal, o que pode resultar em lesões graves, dependendo da parte que for atingida. A região da cabeça é vulnerável e carece de uma atenção especial.
Qualquer erro pode comprometer estabilidade e provocar deslize de pedaços soltos de rocha ou perda de parte do equipamento, por exemplo, com riscos de acertar quem está na via, e um dos primeiros pontos a ser atingido costuma ser a cabeça.
Escolha um capacete confortável, com modelo anatômico e que se ajuste perfeitamente ao formato da sua cabeça. O capacete é feito de material resistente, e a maioria dos modelos dispõe de pontos de fixação para a lanterna de cabeça e espuma anti-impacto.
3. Freios
A tranquilidade tanto sua quanto de qualquer membro da equipe é garantida com o auxílio de freios de modelos e tamanhos variados, projetados para dar segurança nas descidas e subidas durante a escalada.
O conhecimento prévio das funcionalidades e de como proceder é fundamental para saber escolher os modelos com custo-benefício favorável a uma prática segura.
4. Mosquetões
O mosquetão faz a ligação entre o freio e a cadeirinha e pode ser encontrado em tamanhos, modelos e materiais diferentes — em aço ou alumínio, com trava automática ou de rosca.
Alguns são utilizados apenas para compor o equipamento e servir de base e presilha para as sapatilhas ou algum utensílio.
5. Cadeirinha
Embora a escalada seja um esporte radical que desperta a paixão de praticantes para os desafios em altura, é preciso fortalecer a ideia da segurança e preservação da vida.
As cadeirinhas desenvolvidas e confeccionadas com alta tecnologia servem de ligação entre o corpo e a corda, garantindo maior apoio.
A escolha do modelo vai depender do tipo de escalada que você for fazer, do tempo de exposição ao sol ou chuva e também do período que você passará pendurado. A decisão de compra deve também perpassar as questões de absoluta segurança e conforto.
Ao decidir se equipar, observe as condições e exigências de fabricação. A maioria dos equipamentos de escalada exige certificação de órgão competente para atestar a promoção da resistência e segurança durante a prática de atividades consideradas de grande risco.
Praticar um esporte radical como a escalada ativa a adrenalina e conduz o escalador a um estado de euforia durante todo o percurso, promovendo uma sensação única de bem-estar e contato com a natureza.
Gostou deste post sobre os equipamentos de escalada essenciais a uma boa prática? Então não deixe de seguir a Crosster no Facebook, Instagram e YouTube!
1 comentário
[…] modalidade solo, o atleta não utiliza nenhum tipo de equipamento de segurança. Por ser de alto risco, esse tipo possui poucos praticantes. Diferentemente da solo, na escalada […]