Outdoor

Os 7 melhores lugares para praticar esportes radicais no Brasil

fevereiro 25, 2019
Tempo de leitura 5 min

Se você busca por entretenimento e lazer, sem cair na rotina, saiba que praticar esportes radicais é uma excelente opção. Mas esse tipo de atividade física envolve riscos e deve, obrigatoriamente, ser assistido por instrutores profissionais.

Sem contar que, dependendo da modalidade, a pessoa deve reservar parte do seu tempo para treinar e entender como utilizar os equipamentos adequadamente. Com isso, garante-se segurança e, claro, a certeza de diversão.

Continue a leitura e conheça os 7 melhores lugares no Brasil para praticar esportes radicais.

Entenda a importância dos esportes radicais

Os esportes radicais vêm atingindo espaço e crescimento no país, proporcionando momentos únicos e inesquecíveis para o praticante. Eles são classificados como atividades de alto grau de perigo, portanto exigem atenção redobrada com o desempenho e o condicionamento físico.

Entre as principais vantagens está a melhora das habilidades de movimento, precisão, flexibilidade e resistência. Ainda, desenvolve-se o equilíbrio corporal, a força muscular e a velocidade, fazendo com que o sistema imunológico seja fortalecido.

A produção de adrenalina, por sua vez, também estimula o aumento da autoconfiança e a posterior sensação de relaxamento. Os principais esportes são o rafting, surfe, rapel, escalada, parkour, ciclismo, paraquedismo, entre outros.

Dessa maneira, para que o indivíduo aproveite todos os benefícios gerados pelos exercícios, é essencial optar por locais especializados que transmitem segurança. Sem contar que toda a família pode aproveitar ótimos momentos de lazer — fazendo com que as diferentes modalidades atraiam muitos tipos de públicos e gostos.

Conheça 7 lugares para praticar esportes radicais no Brasil

Existem inúmeros locais no Brasil que são excelentes opções para a prática dos esportes radicais. De aventura ou ação, competitivas ou não, a escolha da atividade depende unicamente da força de vontade e interesse do praticante.

A seguir, confira 7 locais para iniciar ou aprimorar-se ainda mais nas modalidades esportivas.

1. Monte Roraima — RR

A famosa montanha localizada dentro de um parque, na capital de Boa Vista, faz fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Rico em belezas naturais e paisagens de tirar o fôlego, a região ainda é pouco explorada pelos turistas. Mesmo assim, existem agências de passeio e instrutores capacitados para guiar os visitantes rumo ao seu topo.

Por lá, realiza-se tirolesa, arborismo, trilhas, escalada, entre outros tipos de atividades. Entretanto, a prática de esportes radicais nesse local conta com condições extremas, tornando-se essencial preparar-se fisicamente e psicologicamente para as diversas aventuras.

2. Piracicaba — SP

A cidade de Piracicaba, parte do interior do estado de São Paulo, é considerada a capital brasileira do balonismo. Por conta de suas imensas planícies, a região oferece ótimas condições para o voo de balão — que suporta de 6 a 35 passageiros, desde crianças até idosos.

Alcançando em média 330 metros acima do chão, o balão desloca-se no céu de acordo com a velocidade e a direção do vento. A vantagem é que o passeio pode ser feito com toda a família, pois no geral as viagens são calmas e contemplativas.

3. Brotas — SP

Localizada no interior do estado de São Paulo, Brotas oferece inúmeros atrativos. Uma das principais práticas é o rafting, pois o lugar é berço de rios com desníveis — em que os praticantes descem corredeiras dentro de um bote. São acomodadas cerca de 5 ou 6 pessoas, além de um instrutor.

O arvorismo é outro exemplo de atividade encontrada na região. Com o objetivo de alcançar uma vista única e panorâmica das belezas naturais da cidade, o indivíduo atravessa cordas e pedaços de madeira a uma altura considerável do chão.

4. Bonito — MS

Famoso ponto turístico do Mato Grosso do Sul, Bonito oferece uma gama de opções para os aventureiros. As belezas dos rios, grutas e cavernas tornam o local propício para a prática do rapel, rafting, arvorismo e ciclismo.

Esse local também é perfeito para uma viagem em família, pois a diversidade de passeios atendem a todo tipo de público. Além disso, a cidade é bem equipada e conta com inúmeras agências de turismo — que recebem visitantes em todas as épocas do ano.

5. Chapada dos Veadeiros — GO

Entre Alto Paraíso e Cavalcante, a região da Chapada dos Veadeiros é um forte atrativo no estado do Goiás. Por ser berço de muitas nascentes, o lugar é privilegiado com uma infinidade de cachoeiras e uma beleza natural única, resultado da preservação da sua vegetação nativa.

Portanto, o que não falta são opções de esportes radicais no local. O visitante encontra a prática da tirolesa, balonismo, rapel, rafting, entre outras atividades. O turismo é forte o ano todo e as cidades oferecem excelente infraestrutura.

6. Foz do Iguaçu — PR

O cartão-postal mais famoso do sul do Brasil, localizado entre as fronteiras da Argentina e Paraguai, também proporciona muitas aventuras. Além de contemplar as belas quedas d’água, é possível realizar escalada, rafting, rapel, canionismo, arvorismo, entre outros.

Além disso, não é necessário ter experiência para poder praticar as modalidades, pois os passeios contam com guias e instruções detalhadas sobre os percursos.

7. Jericoacoara — CE

As águas calmas e cristalinas da praia de Jericoacoara, no Ceará, exibem uma beleza natural fora do comum. Por isso, o local é um forte ponto turístico no país e agrada, principalmente, os aventureiros mais aquáticos — entre as opções estão o surfe, kitesurf e o windsurf.

As dunas do lugar também são aproveitadas com o sandboard, em que o praticante desce a areia com uma prancha acoplada aos pés. A melhor época do ano para viajar é entre os meses de agosto e setembro, e diversas agências oferecem as modalidades.

O Brasil é um país com uma diversidade de opções para praticar esportes radicais. Suas belezas naturais tornam os passeios inesquecíveis — para todos os tipos de públicos e idades. Lembre-se de que é imprescindível contratar guias de turismo e contar com todos os equipamentos de segurança, a fim de obter todos os benefícios das atividades.

Gostou do conteúdo? Aproveite e compartilhe o artigo em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro dos melhores roteiros de viagem. Até a próxima!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário